Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Covões recebe este final de semana 6.ª edição do Festival do Leitão

 

O Festival do Leitão vai decorrer, pelo sexto ano consecutivo, na freguesia de Covões, município de Cantanhede, nos próximos dias 13, 14 e 15 de Agosto.
Três dias de certame em que o leitão será “rei”, ao almoço e jantar, fazendo as delícias de milhares de visitantes.
Numa organização da Sociedade Filarmónica dos Covões, o evento conta, pela primeira vez, com a colaboração e parceria da PRODECO-Centro Social de Covões e a ARCO- Associação Recreativa e Cultural de Covões.
A JB Paulo Oliveira, da Sociedade Filarmónica dos Covões, avança que são aguardados milhares de visitantes, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores.
Por isso, a organização coloca nesta edição a fasquia bem alta – são aguardados mais de 5 mil visitantes – provenientes de todo o país, estimando a organização que venham a ser assados cerca de 300 leitões.
Daí Paulo Oliveira não esconder que o Festival “dá um enorme contributo à divulgação da Freguesia de Covões e ao próprio concelho de Cantanhede porquanto, sem o Festival, muitos dos que nos visitam nunca o teriam feito”.
Assim, o certame que já se afirmou no panorama dos festivais gastronómicos da região continua a ter como objectivos primordiais a divulgação e promoção de uma iguaria gastronómica de elevada qualidade e de confecção ímpares e das suas variedades, que passam não só pelo afamado Leitão Assado de Covões mas igualmente pelas iguarias a ele ligados.
Paulo Oliveira destaca, assim, um outro aspecto fulcral do evento. A par do leitão, são grandes atracções do certame, durante três dias, outras iguarias a ele ligadas. A cabidela, a feijoada, o ferro velho, os rissóis, os croquetes, a bôla, os folhados com e sem queijo, vão também integrar os pratos disponíveis.
Por isso, os visitantes terão à disposição um leque variado de pratos ligados a este ex-libris regional que é candidato às 7 Maravilhas da Gastronomia.
De qualquer forma, é inegável que a freguesia dos Covões passe a ser destino obrigatório nos dias 13, 14 e 15 (feriado nacional) de Agosto.
Paulo Oliveira destaca ainda o facto de para além da Freguesia ser amplamente divulgada com o evento, também o seu associativismo é projectado.
Este ano, a 6.ª edição, procura manter os elevados padrões de qualidade que as anteriores edições estabeleceram e que tornaram este Festival numa referência gastronomica regional.
“É importante referir que, embora a realização decorra no Pavilhão Gimnodesportivo de Covões, a verdade é que o certame é denominado de Festival do Leitão do concelho de Cantanhede, assumindo assim um carácter regional que, por seu lado, extravasa para a dimensão nacional com os inúmeros visitantes que nos presenteiam com a sua presença e que se mantém de ano para ano, dada a satisfação que registam”, refere aquele responsável.
Quanto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Covões, agora renovado, tem capacidade para albergar cerca de 400 pessoas sentadas a degustar as diversas formas de confeccionar leitão, que poderão optar por uma das três colectividades presentes e, por conseguinte, por diversos assadores, todos da freguesia.
A dose de leitão para duas pessoas custa 18 euros, incluindo todos os acompanhamentos (batata, salada e laranja), pelo que o preço é, na opinião de Paulo Oliveira “extremamente convidativo”.
A animação estará a cargo, no dia 13, do grupo “Genérikos”; no dia 14, do grupo “Ai que Vida” e, no dia 15, do grupo “Mimo’s Dixie Band”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt