Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: JS contra a política de passes sociais

Tendo em conta as novas linhas de orientação inscritas no Plano Estratégico para os Transportes, a Juventude Socialista (JS) de Anadia vê o caminho desenhado, no que diz respeito aos passes escolares, com uma enorme preocupação.
Em comunicado enviado ao JB, Vera Ferreira, coordenadora da JS Anadia, refere que “os passes escolares sub23 e sub18 são um incentivo fundamental para a criação de condições para que milhares de jovens tenham a possibilidade de frequentar o ensino básico, secundário e superior”. Por isso, entende que “os cortes terão consequências drásticas no orçamento das famílias e são um recuo evidente no esforço levado a cabo até ao momento, no sentido do aumento das qualificações dos jovens”. Um corte que “dificultará muito a vida às famílias, uma vez que os passes sociais representavam um apoio importantíssimo para o seu equilíbrio orçamental, impossibilitando-as assim de manter os jovens do agregado familiar a estudar”.
Vera Ferreira considera, por isso, que “no que diz respeito ao ensino básico e secundário, a efectivação destes cortes penalizará ainda de forma mais acentuada as zonas do interior, mais afastadas dos centros escolares e onde o acesso a estes estabelecimentos é muitas vezes garantido pelos transportes públicos. Já em relação aos estudantes do ensino superior, a que se somam as novas regras de atribuição de bolsas de acção social, as consequências são ainda mais gravosas, podendo pôr em causa a possibilidade de milhares de jovens poderem dar continuidade aos seus estudos”.