Assinar
Vagos

Moinho de vento renasce em Santo António de Vagos

Nos dias 30, 31 de março e 1 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril), terá lugar pelo sexto ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, organização da Rede Portuguesa de Moinhos.
Pretende-se, mais uma vez, chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais. Os moinhos de vento há várias décadas que deixaram de girar as suas velas no distrito de Aveiro. Nesse sentido, é com redobrada satisfação e destaque que se assinala o facto de um moinho de vento ir voltar a moer no Dia dos Moinhos Abertos deste ano. Trata-se de um moinho giratório, de madeira, tipo gandarês, que se situa junto à Casa-Museu Gandareza, na freguesia de Sto. António de Vagos. Nesse sentido, no dia 1 de abril, domingo, com o apoio do Grupo Folclórico de Sto. António, Câmara Municipal de Vagos, Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, Tuna da Universidade Sénior de Vagos, Confraria “As Sainhas” e Confraria dos Sabores da Abóbora, preparou-se um programa de atividades que pretende assinalar esse importante facto em termos culturais e etnográficos a nível local e regional.
A inauguração oficial está marcada para as 15h, com intervenções da Direção do Grupo Folclórico de S. António de Vagos, representante da Câmara Municipal de Vagos e da Rede Portuguesa de Moinhos, seguida de moagem no moinho com a participação de familiares do antigo construtor e proprietário. Às 16h, há a representação de pequeno excerto da peça “Casa dos Ventos” por parte da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Às 16h30, animação a cargo do Grupo Folclórico de Santo António de Vagos e da Tuna da Universidade Sénior de Vagos, serviço de bebidas e petiscos regionais, especialmente confecionados com uso de farinha, a cargo da Confraria “As Sainhas”, da Confraria dos Sabores da Abóbora e do Grupo Folclórico de Santo António de Vagos.