Assinar
Anadia // Bairrada  

Regeneração Urbana de Anadia entra na reta fina

As obras da Regeneração Urbana do centro de Anadia entraram na reta final. Segundo Litério Marques, a inauguração poderá acontecer em setembro, aquando da conclusão da empreitada, contudo não descarta a hipótese de, daqui a uma semana (a Feira da Vinha e do Vinho inicia-se no dia 23), parte dos arranjos já se encontrar concluída, sobretudo ao nível de passeios e zonas de estacionamento, na zona envolvente à Câmara Municipal. “Estamos a fazer esforços no sentido de concluir as obras no centro, por forma a dar mais comodidade a quem nos visita nestes dias”, referiu a JB Litério Marques, admitindo também que as obras em curso vão ultrapassar o que estava inicialmente previsto: “houve necessidade de ir mais além nas obras, numa exigência da própria regeneração”. O autarca refere-se ao espaço onde esteve o antigo mercado municipal e que vai dar lugar a um parque infantil. “Decidimos ir mais longe e melhorar toda a área envolvente à candidatura da regeneração urbana. O parque infantil mais não é do que uma exigência da própria regeneração”. Um equipamento que inicialmente não estava contemplado e que a Câmara irá suportar integralmente.
Iniciada em 2009, a regeneração urbana integrou, numa primeira fase, a construção de dois edifícios que marcam o centro da cidade, no espaço entre a Câmara e a Avenida das Laranjeiras. O edifício designado por “Incubadora de Serviços Proximidade” destina-se a serviços municipais de atendimento ao público. Já o Domus Café pretende ser um espaço complementar à praça, com zona de cafetaria e esplanada de apoio. Este espaço será alvo de um concurso público e entregue a privados. O parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 160 viaturas virá resolver algumas questões de estacionamento no centro da cidade, ainda que venha a ser taxado.
Mas a regeneração veio provocar uma alteração profunda em termos viários em toda a zona envolvente ao núcleo urbano da cidade, alvo de uma segunda candidatura ao QREN. De facto, ao nível das acessibilidades, as alterações são profundas e envolveram a construção de rotundas, beneficiação da rede viária em várias artérias da cidade, construção de passeios, colocação de sinalização e iluminação, para além da remodelação de várias outras infraestruturas. Uma intervenção que pretendeu também melhorar as condições ambientais e paisagísticas da área intervencionada, criando novas zonas ajardinadas e arborizadas, bem como a colocação de equipamento de recolha de resíduos sólidos urbanos e mobiliário urbano de linhas modernas.
Embora admita que a obra tenha sido contestada por muitos diz que, hoje, a população está satisfeita porque se apercebe de que a cidade tem uma geometria de uma grande cidade. Uma obra diz, “só possível graças também à colaboração de muitos particulares que fizeram cedências, sem esquecer os Bombeiros, que cederam uma parte do terreno para a construção de uma rotunda”. “É também a todas essas pessoas que se deve o sucesso desta obra”, reconheceu, dando conta ainda de que irá convidar a população e todos os autarcas e partidos políticos de Anadia para a festa/animação que irá assinalar a visita, em jeito de inauguração, ainda antes de setembro, data em que poderá sim ser inaugurada oficialmente a obra por um membro do governo.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt