Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Mário Teixeira vai ser homenageado pelos bombeiros

 

No próximo dia 20 de outubro (sábado), o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), Mário Augusto Teixeira, vai ser homenageado pela corporação anadiense.
Mário Teixeira, que há mais de três décadas está ligado à AHBVA, vai ser agraciado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, mas segundo a Comissão Organizadora, coordenada por Emanuel Maia, deverá receber também a distinção de sócio honorário da AHBVA.
O evento, que poderá contar com a presença do ministro da Administração Interna, convidado para integrar a Comissão de Honra, integrará diversas personalidades, entre as quais: Jaime Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses; Arnaldo Cruz, presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil; Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia; José Gomes da Costa, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro; António Machado, Comandante Distrital de Operações de Socorro e Protecção Civil.
O evento, que é abrangente e alargado a toda a comunidade, começa pelas 10h30, com receção aos convidados, seguida de sessão solene no salão nobre da AHBVA. O almoço comemorativo, pelas 13h, terá lugar na Quinta de Santo António – Restaurante Mugasa, na Fogueira. Todos os interessados em participar no almoço devem, por isso, proceder à inscrição nas várias listas que vão estar a circular no concelho.
A organização acredita que mais de 200 pessoas possam vir a estar presentes nesta justa e merecida homenagem.

Vida dedicada à solidariedade. Mário Teixeira é uma figura incontornável do concelho de Anadia pela sua ligação à solidariedade e a causas de bem-fazer. A título de curiosidade, refira-se que o homenageado assumiu, em 1973, as funções de vice-presidente da direção da AHBVA, exercendo-as, com interrupção de dois mandatos, tendo sido eleito presidente da direção até aos dias de hoje, sucedendo no cargo ao ilustre e saudoso médico Augusto Amorim.
O seu espírito de missão e voluntariado tem estado sempre presente: foi motorista na corporação; impulsionador da construção do atual Quartel; saneou a situação financeira da AHBVA, na década de 80, quando esta passava por momentos difíceis que a descredibilizava; desencadeou o processo de remodelação do Quartel; impulsionou o rejuvenescimento do corpo ativo; instalou um serviço de transporte não urgente de doentes; renovou o sistema administrativo, contabilístico e informático; renovou a frota do corpo de bombeiros e protocolou o estatuto de Posto de Emergência Médica para o Corpo de Bombeiros com o INEM, entre muitas outras.
Acrescente-se ainda que Mário Teixeira é sócio de mérito, desde março de 1978, da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi homenageado pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, pelo exercício de mais de 15 anos como presidente da AHBVA e distinguido com a medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Proposta de um associado. Foi em março de 2009, durante uma Assembleia-geral que o associado Rui Marques (entretanto falecido) propôs a realização da homenagem. Uma ideia aplaudida pelos seus pares que aprovaram ainda um voto de louvor a Mário Teixeira pela sua dedicação, honradez, trabalhos e responsabilidades que durante 30 anos prestou a favor da AHBVA.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt