Assinar
Anadia // Bairrada  

Espumantes DO Bairrada em concurso da CVB

Está aí a 4.ª edição do Concurso de Espumantes DO BAIRRADA, desta feita integrado nas comemorações dos “125 anos da Estação Vitivinícola da Bairrada”, que se realizará a 8 de novembro.
O certame, promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, visa a promoção e o encorajamento para a produção de vinhos espumantes brutos com Denominação de Origem (DO) Bairrada, bem como estimular o seu consumo e elevar o nível técnico e científico dos participantes.
Podem concorrer agentes económicos (engarrafadores, preparadores ou agentes comerciais detentores de marca a concurso) com um máximo de três espumantes.
Os vinhos devem ter sido certificados pela CVB e engarrafados segundo as regras e normas desta Comissão e poderão ser de qualquer ano de colheita.
Os espumantes propostos serão divididos em três categorias: espumantes com estágio até 24 meses; espumantes com estágio igual ou superior a 24 meses e espumantes brancos ou rosados elaborados a partir da casta Baga (pelo menos 85%).
Todos os interessados devem efetuar a sua inscrição até ao dia 26 de outubro. As amostras devem ser entregues nas instalações da CVB até ao dia 30 do mesmo mês.
O júri será constituído por um presidente de honra, um presidente executivo, nomeados pela CVB e um máximo de 10 elementos também nomeados por este organismo.
Serão atribuídos Medalha de Ouro aos espumantes com um mínimo de 85 pontos e Medalha de Prata aos espumantes com um mínimo de 80 pontos.
A CVB destacará com uma Grande Medalha de Ouro o espumante mais bem pontuado do concurso, desde que o mesmo tenha obtido pontuação igual ou superior a 85 pontos.