Assinar
Anadia // Bairrada  

A importância da dádiva de sangue no Agrupamento de Escolas de Anadia

O Agrupamento de Escolas de Anadia vai desenvolver uma atividades de sensibilização à dádiva benévola de sangue, no âmbito das atividades do Projeto Educação para a Saúde, à semelhança do que tem ocorrido em anos anteriores.
A primeira dessas atividades consta de uma palestra, a cargo de Albano Jorge, Presidente da ADABEM – Associação dos Dadores de Sangue de Mogofores. Esta palestra será na próxima segunda-feira, dia 22, às 12h, no anfiteatro da Escola Secundária de Anadia (ESA).
Uma semana depois, portanto no dia 29 de abril, será o Autocarro do Instituto Português do Sangue (IPS) que se dirigirá ao Agrupamento de Escolas de Anadia, para duas sessões de recolha de sangue. Na manhã desse dia, entre as 9 e as 13h30, o autocarro estará na Escola Secundária de Anadia; de tarde, entre as 15 e as 17h30, será a vez da Escola Básica n.º 2 de Vilarinho do Bairro.
Apela-se a toda a comunidade educativa deste Agrupamento que colabore nesta campanha. O ato da dádiva benévola de sangue é uma atitude cada vez mais nobre, agora que nem há as contrapartidas que havia até há algum tempo. Isto é, dar sangue é, hoje em dia, uma atitude de solidariedade pura e simples.
Nesta comunidade educativa estão incluídos os alunos maiores de idade da ESA, que no ano passado responderam de forma muito positiva ao apelo da ADABEM, do IPS e da própria organização desta ação.
Mas também se incluem os professores e pessoal não docente das várias escolas, cuja resposta também tem sido muito forte nos anos anteriores, demonstrando toda a sua disponibilidade em situações de solidariedade.
Finalmente, um último apelo aos Pais e Encarregados de Educação, sempre disponíveis para colaborar dentro das suas possibilidades, nomeadamente em termos de horários de trabalho.

Rui Godinho