Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: JF recebem cerca de 140 mil euros da Câmara para obras

São cerca de 140 mil euros, a verba que a Câmara Municipal de Anadia distribuiu pelas 15 freguesias do concelho.
Estes subsídios extraordinários foram entregues na última segunda-feira, dia 17 de junho, a 14 dos 15 autarcas, uma vez que o único que esteve ausente da cerimónia foi César Andrade, de Avelãs de Caminho.
Tendo em conta que, no primeiro semestre deste ano, o Estado transferiu para as Juntas de Freguesia do concelho um total de 279 mil euros, a Câmara Municipal decidiu dotar as autarquias locais de um subsídio extraordinário correspondente a 50% do montante pago pela Tutela.
São exatamente 139.512 euros, o total do bolo distribuído agora pelas autarquias.

Ajudar as Juntas de Freguesia. Aos autarcas presentes o edil Litério Marques pediu para evitarem conclusões desnecessárias, apesar de se avizinharem as eleições autárquicas, destacando ser apenas um esforço da Câmara Municipal para ajudar as Juntas de Freguesia na concretização de várias obras.
“Estamos apenas a demonstrar o nosso apoio às Juntas de Freguesia”, deixando a todos a indicação de que até final do mandato, poderá voltar a reunir os autarcas locais para nova entrega de subsídio: “ainda conto em reforçar, de novo, a nossa partilha convosco”.
Uma situação, que diz não ser fruto de qualquer “milagre”: “o que acontece é que a Câmara Municipal de Anadia tem, hoje, mais um milhão e 200 mil euros de um empréstimo aprovado em outubro. Uma verba só agora libertada”. Por isso, salientou que tendo a autarquia capacidade de endividamento, ao contrário do que alguns parecem fazer crer, neste momento apenas está a “distribuir verbas por quem as gasta bem”, ou seja, os presidentes de Junta. “Este é o nosso propósito. O que fazemos é sempre em defesa dos interesses do município”, clarificou Litério Marques, reconhecendo ser muito raro, nos tempos que correm, uma Câmara Municipal ter este tipo de comportamento. “É agradável chegar a esta altura do ano e ter dinheiro para ajudar os executivos das Juntas de Freguesia a concretizarem mais obras”, sublinhou.
Litério Marques mostrou-se ainda disponível para vir a celebrar com as Juntas de Freguesia, à semelhança do que tem acontecido nos últimos meses, protocolos para a realização de alguns melhoramentos.
Um desses exemplos decorre com a Junta de Freguesia de Arcos, liderada por Fernando Fernandes que mantém, presentemente com a Câmara Municipal de Anadia, três protocolos: um referente aos açudes no Rio da Serra e dois referentes às beneficiações e colocação de piso sintético nos campos de Famalicão e Pequito Rebelo (Anadia).
Na ocasião, António Guilherme Andrade, presidente da Junta de Freguesia da Moita agradeceu o gesto do executivo, em nome de todos os colegas autarcas presentes.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt