Assinar


Região

Lions lançam concurso nacional de literatura

Estimular e divulgar a produção literária e permitir o aparecimento de novos escritores é o objetivo do Lions ao promover anualmente o seu concurso literário.

O “Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal” destina-se a galardoar o autor da melhor novela inédita. Os trabalhos têm de ser entregues até ao dia 15 de março, às 18h.

As obras concorrentes têm de ser escritas em língua portuguesa e o vencedor receberá um prémio no valor de 2500 euros. A obra premiada poderá ainda vir a ser publicada sob os auspícios da Fundação Lions de Portugal.

“Através deste prémio, a Associação de Lions Clubs International – Distrito Múltiplo 115, patrocinada pela Fundação Lions de Portugal, pretende contribuir e estimular a produção para posterior divulgação de uma produção literária inédita junto da população em geral”, refere Gaspar Albino, presidente do Conselho Nacional de Governadores de Lions Clubes Portugal.

 “O Lions, a maior organização mundial de Clubes de serviço voluntário do Mundo, com mais de 1,3 milhões de membros espalhados por 47 mil clubes em 208 países e regiões, está essencialmente preocupado em responder às necessidades das suas comunidades, mas não deixa de apoiar as manifestações artísticas e culturais e sobretudo o surgimento de novos valores”, destaca Gaspar Albino.

O júri é constituído por três personalidades do meio académico e literário e por dois elementos ligados ao Lions, o assessor responsável pelo concurso e por um representante da Fundação Lions de Portugal.
O regulamento do concurso pode ser consultado em http://www.lionsclubes.pt/dm115/images/stories/reg-lit.pdf

O prémio foi criado em 2011.