Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Fogueira:Falta de capacidade no saneamento responsável pela poluição no Rio Lindo

A falta de capacidade de resposta da rede pública de saneamento está a ser responsável pela poluição do Rio Lindo, no lugar da Fogueira, na freguesia de Sangalhos.
A denúncia foi feita ao nosso jornal por um morador da rua do Queimado, cansado do mau cheio, mas também do aspeto da água que corre no leito do rio.
No quintal de sua casa, Manuel Seco facilmente se apercebe de que algo está realmente errado com o saneamento básico.
Ao jornal revela já ter pedido uma solução para este problema, uma vez que os maus cheiros são constantes, bem como as pragas de mosquitos e melgas, sobretudo no tempo mais quente.
O rio, outrora limpo e “lindo”, não passa, nos dias de hoje, de uma vala imunda, devido à falta de limpeza e a um problema na rede de saneamento.
“Existe aqui uma caixa de visita que bombeia o saneamento. Acontece que, do lado de lá do rio, existe uma outra caixa feita pelos serviços da Câmara Municipal de Anadia mas que, através de um cano, despeja para este lado do rio”, explica.
Como é bem visível no local, o mau cheiro é constante, sendo certo que de um cano corre permanentemente água suja para o rio.
“Antes das chuvas, até pensos higiénicos e papel higiénico aqui víamos a boiar. Uma enorme porcaria”, diz Manuel Seco, para quem a Junta de Freguesia e Câmara Municipal, sabendo desta situação, há anos, já deveriam ter tomado medidas concretas para pôr cobro a esta situação. Manuel Seco diz que nas alturas mais secas, quando anda no quintal, o cheiro nauseabundo é tão intenso que até dá vómitos.
No fundo do quintal aponta para o local, do outro lado do rio, onde os funcionários da Câmara que fazem a manutenção das caixas, volta e meia, regressam. “Já perdi a conta às vezes que os alertei para isto. Dizem que há um projeto para alterar aqui o sistema, mas nada”, lamenta o morador.
“Só agora percebemos por que razão quando plantamos ou semeamos o quintal as culturas morrem ou secam. Essas águas poluídas já contaminaram os nossos poços com água para rega. É o que se vê”, acrescenta.

Explicações e obra a caminho. Da Câmara Municipal de Anadia a ainda vice-presidente, Teresa de Belém Cardoso (que sábado próximo assumirá o cargo de presidente da Câmara Municipal de Anadia) avançou que aquele local vai ser, já na próxima semana, intervencionado. Isto porque já está adquirido o equipamento para avançar com uma obra que passa pela construção de uma estação elevatória intermédia.
“A solução depende de uma obra de construção civil que ali vamos fazer. Já amanhã serão iniciados os trabalhos”, refere Teresa Cardoso, acrescentando que “o equipamento está comprado. Trata-se de construir uma nova estação elevatória intermédia, próximo da linha de caminho de ferro”, admitindo, contudo que, neste momento a caixa está a vazar para o rio porque o volume de efluentes é grande pelo que o equipamento ali existente é já insuficiente para dar resposta ao caudal registado. Por outro lado, acrescenta, “a quota, na zona, é muito baixa e é preciso equipamento para bombear o saneamento”.
Catarina Cerca