Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Tertúlia sobre “A Química do Amor”

“O amor romântico enquanto fenómeno complexo, mas passível de explicação pela ciência, vai ser o tema central da tertúlia “A Química do Amor”, que animará o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, no próximo dia 28 de março, a partir das 21h.
Paulo Ribeiro Claro, professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e membro do Laboratório Associado “Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos” (CICECO) será o responsável por esta abordagem do “amor romântico do ponto de vista da química: que substâncias atuam no nosso organismo – no cérebro em particular – e são responsáveis pelas sensações e comportamentos que associamos ao Amor”.
Segundo este investigador, “o amor é frequentemente celebrado como um fenómeno místico, muitas vezes espiritual, por vezes apenas físico, mas sempre como uma força capaz de determinar o nosso comportamento. Na verdade, é um fenómeno neurobiológico complexo, baseado em atividades cerebrais de confiança, crença, prazer e recompensa que envolvem um número elevado de mensageiros ou atores químicos”.
“A Química do Amor” é um “café de ciência” onde, entre outras curiosidades, nos são reveladas as moléculas envolvidas nas diferentes fases do amor e apresentados alguns resultados experimentais relacionados com o efeito dos compostos químicos no nosso comportamento.
A realização desta tertúlia, onde se vai discutir a química, a ciência e a vida, conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.
A entrada é gratuita.