Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Recursos limitados não comprometem sucesso da Unidade de Cuidados na Comunidade

Foi inaugurada a 3 de maio de 2013 e após um ano, o balanço do trabalho desenvolvido no seio da comunidade anadiense é francamente positivo.
Esta foi uma das conclusões apresentadas no passado dia 7 de maio, data em que a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Anadia assinalou o 1.º aniversário.
O almoço comemorativo decorreu no Museu do Vinho e foi antecedida pela apresentação, a algumas dezenas de convidados, das inúmeras ações e iniciativas desenvolvidas ao longo destes doze meses.
Um evento que contou com a presença de representantes de vários parceiros, entre os quais Hospital José Luciano de Castro, Santa Casa de Misericórdia de Anadia, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Anadia, Ministério Público, GNR, IPSS’s do concelho, entre outros.

Melhorar o estado de saúde da população. Esta Unidade abrange um total de 30 mil utentes no concelho e foi criada com vista a contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área de intervenção.
Visando a obtenção de ganhos em saúde e prestando cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença, faz parte do ACES Baixo Vouga.

Recursos escassos. Na ocasião, Silvana Marques, Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia, não deixou de referir a escassez de recursos com que esta Unidade se debate, não estar ainda dotada de todos os recursos humanos necessários. Uma situação que não a impediu de atingir os objetivos a que se propôs.
“A Unidade tenta encontrar os problemas, refletir sobre eles e servir de forma eficiente, eficaz e equitativa a população”, revelou Silvana Marques, deixando ainda a certeza de que, apesar dos constrangimentos e dificuldades, “tentamos ser inovadores”, com a promessa de que “no próximo ano vamos tentar ficar entre os primeiros em relação às outras Unidades que possam existir na região Centro”.

Empenho, inovação e dinamismo. Também a enfermeira Ana Isabel Sá, do ACES Baixo Vouga, avançou a importância do trabalho em parceria, na medida em que é preciso ter em atenção que existe sempre uma franja da população que não procura os cuidados de saúde primários, sendo certo que a articulação e comunicação potenciam sinergias. Por isso, enalteceu o esforço, empenho e dinamismo demonstrado por esta equipa, coesa e unida que aposta na inovação de projetos, mostrando ainda uma grande flexibilidade “sempre atenta, com qualidade e elevado profissionalismo”.

UCC Anadia é exemplo. Por último, João Ribeiro, coordenador ERA ACES Baixo Vouga, considerou “brilhante” o trabalho desenvolvido por esta UCC dada a variedade de iniciativas, a qualidade dos parceiros envolvidos e os grupos populacionais abrangidos: “deixa-nos sem palavras, pelo trabalho que ajudam a desenvolver”. E sendo certo que nem tudo é um mar de rosas, admitiu que os profissionais se debatem com muitos problemas que vão ultrapassando com persistência e iniciativa, desafiando a que haja uma maior articulação e pontes no trabalho desenvolvido com outras Unidades de Saúde.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt