Assinar
Anadia // Bairrada  

Curia Tecnoparque: Empresa de Anadia entre as finalistas de concurso de design

A Tekna Creative, sediada na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque, viu o seu projeto “O Luso” reconhecido como um dos 45 finalistas do concurso de design promovido pela Galp. A empresa bairradina conseguiu destacar-se entre as mais de 1100 candidaturas recebidas a nível nacional.
O desafio lançado pela Galp a estudantes universitários e a profissionais na área do design passava pelo desenvolvimento de uma nova imagem para as garrafas de gás butano. A Tekna Creative respondeu ao desafio com o projeto “O Luso”, um personagem criado com linhas simples, inspiradas em personagens estilo Lego, em grande parte “guiado” pelas linhas da garrafa.
A garrafa foi decorada com pasta de papel, e tinta acrílica, e tem um misto de trajes típicos de Portugal, com as suas cores garridas, e um padrão estilo filigrana aplicado no seu colete dando-lhe um toque mais artístico. Pasta de papel, papel de feltro, cartão, plástico usado, fimo e tinta acrílica foram os materiais escolhidos pela Tekna Creative.
“O Luso” quer demonstrar a amistosidade do povo português, com o seu ar engraçado e amigável, a sua relação com a tradição e costumes e a sua habilidade e inteligência. Quer ainda representar os trajes garridos do folclore português, a filigrana tão bonita quanto complexa, e, ao mesmo tempo, a simplicidade que há em nós… Afinal, “O Luso” é construído com pouco mais do que pasta de papel e muita imaginação.