Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Tudo a postos para a 24.ª Expofacic

Está tudo a postos para a 24.ª Expofacic, que, de 25 de julho a 3 de agosto, reúne em Cantanhede bons motivos para diversão, convívio e conhecimento.

O certame, que decorre no Parque Expo-Desportivo S. Mateus, em Cantanhede, tem, como é habitual, um cartaz musical de elevada qualidade e, na área total do recinto (90.300m2) estarão 625 espaços de exposição. Destes, 500 são ocupados por expositores dos setores industrial, comercial e agrícola, destinando-se os restantes para os expositores institucionais e para outras vertentes do evento, com destaque para as 45 tasquinhas, mais duas que o ano passado.

Uma semana antes da abertura, António Patrocínio Alves, presidente do conselho de administração da INOVA-EEM, entidade que tem a seu cargo a gestão do certame, abriu as portas do recinto à comunicação social, dando a conhecer todas as novidades.

Patrocínio Alves acredita que a 24.ª Expofacic será mais uma grande edição: “teremos pela primeira vez, oito aquários com peixes e plantas exóticos, uma grande exposição sobre profissões tradicionais, o circuito de karting pelo segundo ano consecutivo e o recinto com diversos animais selvagens e exóticos junto ao setor agrícola, zona onde haverá também o já habitual picadeiro.

Oito dias antes da inauguração da Expofacic, as estruturas dos stands já estavam montadas, num trabalho “de grande profissionalismo e qualidade, em termos de acabamentos, estrados e coberturas, feitos por uma empresa nova, a Spormex”, confirmou aos jornalistas o presidente da INOVA, que agradeceu à comissão organizadora, aos responsáveis setoriais e aos funcionários da INOVA e da Câmara Municipal de Cantanhede, “por todo o empenho e profissionalismo”.

O tema principal do stand da INOVA este ano será a Água, tendo em conta que a empresa municipal foi contemplada com o Símbolo de Qualidade da Água 2013.

O presidente da Câmara, João Moura, acredita que “ninguém vai querer estar de fora, todos querem vir à Expofacic”. “Temos vindo a crescer, em público, mas principalmente na consolidação, em termos de estrutura e de qualidade. É isso que nos deixa estímulo para consolidar, ano após ano, a maior feira do país e será encarada, mais uma vez, como a maior edição de sempre.”

A entrada principal do recinto terá, este ano, um pórtico novo. O setor da Educação continua a acompanhar o crescimento da feira, ou seja, com mais instituições, havendo este ano uma maior preocupação com o embelezamento (o teto daquele espaço estará revestido de chepéus de chuva brancos) e com a programação cultural. “Cooperar para a Excelência – um ideal de futuro” é o tema deste ano, nesta área da Educação, onde, para além das escolas, estarão instituições ligadas à educação para a saúde a para cidadania.

Se gosta de ficar a par dos pedidos excêntricos dos artistas, fique a saber que a vodka Grey Goose é uma das exigências de vários artistas, como RudimentalDJ Set, Borgeous, Klingande e DJ Ride. Já os Kaiser Chiefs, pedem cerveja de gengibre, vodka Stolichnaya, sumos naturais espremidos na hora; barras de chocolate; nozes, entre outras coisas.

Os 5-30 querem gelatinas de 10 kcal, queijos e vodka; Fernando Alvim é mais virado para o salmão fumado e caviar. E, entre os pedidos do DJ Ride estão dois abacaxis para o palco.

Destaques do cartaz e toda a programação da 24.ª Expofacic em www.expofacic.pt