Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Freguesia encerra comemoração do Foral com exposição, convívio e música coral

O balanço das comemorações alusivas aos 500 anos de foral manuelino, em Sangalhos, não poderia ser mais positivo, embora o conjunto das comemorações só termine no próximo domingo, dia 21, com ciclismo: Encontro Regional de Escolas de Sangalhos – Estrada.
A JB, o autarca António Floro destacou os momentos mais significativos, vividos no último sábado, dia 13.
A exposição de mais de 200 fotos antigas, gentilmente cedidas por muitos sangalhenses e vários objetos e peças, retrataram um pouco da vida social, económica, comercial e empresarial da freguesia, entre 1900 e 1960/70. Basquete, ciclismo, convívios, casamentos, cortejos, jantares no Eden Club são alguns dos aspetos que todos podem recordar. A mostra está patente na biblioteca da Junta de Freguesia e a visita é obrigatória, pela “lição” que dá a todos nós. “A não perder”, diz o autarca, satisfeito com a participação e cedência de tão ricos fragmentos da vida da freguesia.
Durante a tarde, a festa foi feita por algumas das associações locais: Agrupamento de Escuteiros, Grupo de Columbofilia e Sangalhos Desporto Clube. Para além de uma largada de pombos, os escuteiros montaram um acampamento no jardim da Junta de Freguesia, onde almoçaram e prepararam caldo verde e pão com chouriça para vender aos visitantes. Já o SDC, através de algumas equipas da formação, realizou jogos no polidesportivo descoberto, assim como foi responsável pela tasquinha das bebidas.
Ao final do dia, o porco no espeto, oferecido pela Junta de Freguesia, trouxe mais gente à festa e, por volta das 21h30, mais de duas centenas de pessoas puderam apreciar um espetáculo de música coral, de rara beleza, promovido pelo Coral Oásis da freguesia de Sangalhos e pelo grupo convidado, o Gospel Choir de Coimbra. Um momento de grande entusiasmo e participação popular, que aplaudiu bastante ambas as atuações.
As comemorações terminaram já de madrugada, à volta de uma sessão de karaoke.

Ciclismo dia 21. No próximo domingo é dia de ciclismo na terra onde a modalidade assume uma importância sem precedentes. No âmbito das comemorações, e numa iniciativa da Junta de Freguesia, com organização a cargo da ACA – Associação de Ciclismo de Aveiro, terá lugar, a partir das 15h30, o Encontro Regional de Escolas de Sangalhos – Estrada. A prova destinada a Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis irá percorrer as ruas da vila: Alameda do Mercado, Rua das Escolas, Bairro Seabra Urbano, Casaínho, Avenida Dr. Seabra Dinis. Haverá também provas de destreza junto ao pavilhão desportivo da Junta de Freguesia.
O trânsito estará condicionado durante a prova nalgumas artérias da vila.
C.C