Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Acessibilidades e constrangimentos de trânsito na ordem do dia

Numa altura em que a mobilidade e as acessibilidades estão na ordem do dia, a vereadora do PSD, Lígia Seabra interpelou a edil Teresa Cardoso, na última reunião de executivo, a propósito dos constrangimentos de trânsito junto a dois importantes estabelecimentos de ensino do concelho – o Colégio de Mogofores e o Colégio de Famalicão, que causam inclusive problemas de segurança. A vereadora lembrou que, na altura da campanha eleitoral, havia sido encontrada uma solução para o Colégio de Famalicão, mas que até agora não foi concretizada. Por outro lado, lamentou também a falta de sinalização adequada nas vias de acesso ao Velódromo Nacional, um local onde é frequente automobilistas cruzarem-se com ciclistas, atletas que frequentam este espaço. “Não seria bom que o CAR ficasse, um dia, conhecido por uma situação de fatalidade”, acrescentou Lígia Seabra. Ainda em termos de mobilidades recordou que, desde agosto do ano passado, altura em que começaram as obras que vão permitir criar novas acessibilidades ao Complexo Desportivo de Sangalhos, as mesmas estão paradas.
A construção de duas rotundas ficou por concluir e a nova via também não está finalizada, faltando dotá-la de todas as infraestruturas necessárias: estacionamentos, arborização, passeios e iluminação, obras acessórias como sarjetas e sinalização horizontal e vertical e arranjos paisagísticos, nomeadamente nas rotundas. Uma obra, na altura, apresentada pela Câmara Municipal de Anadia com um orçamento a rondar os 200 mil euros.
Relativamente ao acesso aos estabelecimentos de ensino, a autarca Teresa Cardoso explicou que “o Colégio Salesino trabalhou para uma possível solução, situação que ainda não conseguiu concretizar por dificuldades de negociação”, disse, avançando que em relação ao caso de Famalicão, a situação é mais difícil, estando a Câmara a trabalhar no sentido de viabilizar uma solução para o local: “estão em estudo alternativas e vontades para encontrar uma solução que possa minimizar o problema”.
Já em relação aos acessos ao Velódromo, a edil apontou para uma empreitada – já em curso – de requalificação dos passeios do Centro Escolar, com implantação de passagem elevada na zona, por uma questão de segurança. Todavia, mais difícil de concretizar são os acessos diretos ao Velódromo, uma vez que as soluções apresentadas pela Câmara à EP – Estradas de Portugal ainda não reúnem consenso. Quanto às obras de acesso ao Complexo Desportivo do Sangalhos DC, avançou estar na calha uma empreitada referente à iluminação pública, passeios envolventes ao pavilhão e rampa de acesso. Só mais tarde, as rotundas e o arranjo da parte sobrante, junto ao Pavilhão, serão alvo de um arranjo.
CC