Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Feira Social mostra concelho cada vez mais solidário

O balanço desta 5.ª edição da Feira Social de Anadia não poderia ser mais positivo. Realizada, pela primeira vez, no CAR – Velódromo Nacional, em Sangalhos, foi uma verdadeira montra do que no concelho se vai fazendo no setor da solidariedade.
Realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, a Feira Social, que vai já na 5.ª edição, vestiu uma nova roupagem e, para além dos stands de cada uma das instituições de solidariedade social existentes no concelho e que integram a Rede Social de Anadia, enquadrou inúmeras atuações de utentes das várias instituições, exposições permanentes, workshops temáticos, animação infantil, muita música, dança, até circuito de prevenção rodoviária e uma ação solidária “Ajude-nos a ajudar. Traga um género alimentar”.

Trabalhar em prol da comunidade. Durante a sessão de inauguração do evento, Humberto Carneiro, representante da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) deixou uma mensagem de apoio, referindo-se ao evento como uma iniciativa que apraz registar até porque evidencia a interacção existente entre a autarquias e o sector social.
Para este responsável, “todos temos os mesmos objetivos e trabalhamos para as mesmas pessoas”, desde a infância à terceira idade.
Humberto Carneiro explicou que todos os que trabalham no social “trabalham em prol da comunidade, sendo que as Misericórdias têm sabido cumprir a sua missão tornando-se muitas vezes a almofada social, que dá resposta às solicitações das populações, sobretudo dos mais carenciados e desprotegidos.”

Paixão pelas pessoas. Na ocasião, Rui Cruz, diretor distrital da Segurança Social de Aveiro, mostrou-se bastante agradado com a moldura e o calor humano que se respirava dentro do Velódromo.
A Feira, mais uma grande festa, possível de concretizar “porque as instituições têm crianças e idosos”, sendo esta mostra “um exemplo claro da paixão da autarquia e das instituições concelhias pelas pessoas, pelo setor social.” Deixou uma palavra de apreço em relação a todas aqueles que se dedicam, de corpo e alma, a esta causa, que trabalham e se entregam ao social.

Um concelho cada vez mais solidário. E, de facto, a área social tem sido uma das bandeiras levantadas bem alto pelo executivo liderado por Teresa Cardoso.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia agradeceu as palavras de incentivo e de reconhecimento ao trabalho realizado no concelho, na área social, sem esquecer de deixar algumas palavras de conforto e agradecimento à disponibilidade das instituições presentes, pela partilha e vontade de ajudar a promover o trabalho social e solidário que, a seu ver, é o trabalho mais difícil de mostrar porque é aquele que é menos visível.
A edil anadiense deixou ainda um apelo para que a comunidade esteja próxima das suas instituições, junto das suas crianças e idosos.
Referindo-se em concreto ao certame, avançou ser esta uma montra do trabalho que é feito nas instituições junto das crianças e idosos. Por isso, deixou a todos a mensagem de que “juntos temos construído um caminho mais social”, sendo estes três dias uma boa oportunidade para que a comunidade possa partilhar, conviver e tomar conhecimento do trabalho que é desenvolvido no concelho.
A autarca destacou ainda outras políticas e projetos sociais que a autarquia tem em marcha para ajudar quem mais precisa e apontou um desafio: continuar a construir o caminho e fazer de Anadia um concelho cada vez mais solidário.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt