Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: “Tudo isto é fado” encerra ciclo de exposições

“Tudo isto é Fado” é o título do trabalho cénico que, amanhã, dia 31 de outubro, a partir das 22h, encerra o ciclo de exposições temporárias “Vinho e Fado”, patente desde maio, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
Levado à cena pela ADABEM – Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, este espetáculo pretende “dar ao povo o Fado nas suas diferentes formas de expressão «popular», ou seja, fado cantado por «vozes», dançado, falado, escutado no seu ambiente de violas, de guitarras e fadistas. Nesta noite, tudo isto é corporizado por gente sem pretensão de nome, mas de enorme alma fadista e, ainda, por quem presente deseje também participar. Propõe-se, assim, que tudo venha a decorrer no ambiente de uma tasca de Fado”.
É “sem pretensiosismos” que a ADABEM se propõe dar “ao FADO a sua verdadeira expressão… a de ser nossa pertença”.
Lembramos que o ciclo expositivo “Vinho e Fado” tem como mote uma mostra dedicada a Amália Rodrigues, que apresenta vestidos, joias e outros objetos pessoais da fadista. Integra também uma exposição coletiva de arte contemporânea, onde 50 artistas internacionais retratam a relação entre o vinho e o fado, e ainda a exposição do Museu do Fado que acompanhou a candidatura do Fado a Património da Humanidade.
Na noite de 31 de outubro, a entrada no Museu do Vinho Bairrada será livre e dará acesso não só ao espetáculo (limitado à lotação da sala e por ordem de chegada), mas também ao núcleo de exposições temporárias “Vinho e Fado”.