Assinar
Anadia // Bairrada  

Lions Clube Bairrada: Solidariedade com “Padrinhos” para crianças carenciadas

Solidariedade: Mais do que palavras… São ações !
O passado dia 16 de setembro, tal como outros dias importantes da história de 45 anos do Lions Clube da Bairrada, ficará registado como o momento em que teve o seu arranque definitivo a atividade de serviço denominada “ Boa Vontade… Um padrinho… Uma criança”.
Na verdade, o termo definitivo é aplicável porque, desde a discussão e aprovação da primeira versão do Regulamento que, devido a circunstâncias várias, veio a ser alterado e atualizado, se passou mais de um “ano lionístico” até estarem criadas as condições necessárias para que a ideia fosse colocada no plano da ação.
Sendo certo que esta atividade de serviço está perfeitamente integrada num dos objetivos do Lions Internacional “Interessar-se ativamente pelo bem-estar público, cultural, social e moral da comunidade”, é justo que salientemos o exemplo do nosso vizinho e amigo Lions Clube da Mealhada, com assinalável êxito em similar atividade e nos incentivou a avançar na mesma senda.
“Os Clubes Lions estão atentos às dificuldades financeiras das famílias que se refletem duramente nas crianças, com especial incidência nas condições de vida e aproveitamento escolar”.
Por isso, desenvolvem projetos que visam responder a esta e outras problemáticas relacionadas com as crianças e jovens em todo o mundo.

Como apoiar? Este projeto tem por objetivo apoiar e incentivar estudantes carenciados, residentes nos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro, matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino público, do ensino básico, até ao 9.º ano.
O apoio pode assumir as seguintes formas: atribuição de material escolar e didático; acompanhamento e apoio nos estudos e atividades escolares; prestação de cuidados que se revelem importantes ao sucesso escolar.

“Padrinhos”. Para que estes apoios se concretizem, entra em campo a “Boa Vontade” assumida por pessoas sensíveis aos problemas dos mais carenciados da comunidade, nomeadamente os mais jovens, que são identificados por “Padrinhos” e se dispõem a disponibilizar anualmente uma verba necessária à concretização do apoio.
A verba será entregue ao Lions Clube da Bairrada, que atribuirá tantos apoios quanto o número de “Padrinhos”, sem embargo de a Direção do Clube decidir, pontualmente, reforçar os meios financeiros disponíveis para o projeto.
Este projeto de atividade solidária não se esgota no âmbito do Lions Clube da Bairrada, pois qualquer pessoa individual ou empresa, pode manifestar a sua disponibilidade para apoiar uma criança, bastando para isso solicitar ao Clube um exemplar do Regulamento, para se inteirar de todos os pormenores, podendo mesmo indicar uma criança que queira apoiar anonimamente.
Para este ano letivo 2014/2015 contamos já com “Nove Padrinhos” para “Nove Crianças”, mas temos fundada esperança de que estes números aumentarão, assim cresça a onda de solidariedade dos homens, mulheres e empresas da nossa terra.
L.V.