Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: STAL assina acordo com Câmara Municipal para as 35 horas semanais

O STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional) assinou, na última quinta-feira, dia 20, com a Câmara Municipal de Anadia, um acordo coletivo de empregador público com vista à introdução de alterações no horário de trabalho dos funcionários da autarquia, que tem como principal objetivo regressar ao horário de trabalho de 35 horas semanais.
Na assinatura do acordo estiveram a edil anadiense, Teresa Cardoso, Jaime Ferreira, presidente da Direção Regional de Aveiro e João Manuel Santos, dirigente da Direção Nacional do STAL, juntamente com a Comissão Sindical da Câmara Municipal de Anadia. Ausentes, segundo o munícipio de Anadia, estiveram os secretários de Estado da Administração Pública e das Finanças. Em nota à imprensa, a autarquia anadiense avança que o documento, que prevê, entre outros aspetos, a redução do horário semanal de 40 para 35 horas, foi já remetido aos gabinetes dos referidos governantes, a fim de ser assinado e devolvido para posterior publicação. “Até que esta ocorra, os trabalhadores continuarão a cumprir 40 horas semanais”, refere o comunicado.
Mário Rui Pereira, dirigente regional e representante local do STAL em Anadia, congratula-se com este passo que resulta “de conversações com a Câmara Municipal”, realizadas a partir do momento em que o Tribunal Constitucional abriu autonomia às Câmaras Municipais em matéria de contratos coletivos de trabalho. Este sindicalista diz ainda que “a luta dos trabalhadores não é pelas 35h. A maioria dos funcionários aceitaria as 40h se houvesse retribuição monetária. Se fôssemos compensados, ninguém se importava de trabalhar mais 5h. Mas os funcionários públicos têm estado debaixo de fogo, com sucessivos cortes, taxas e sobretaxas”.
A seu ver, o mais necessário ao país é “manter os funcionários motivados e com moral elevada”.