Assinar
Anadia // Bairrada  

PSD Anadia: “Um ano intenso e dedicado a defender questões com afinco e energia”

“Um ano intenso e dedicado a defender questões públicas com afinco e energia”, este é o balanço feito pelo presidente da Concelhia do PSD Anadia, Henrique Fidalgo, em conferência de imprensa, realizada no último sábado, no âmbito de um ano de oposição autárquica. Subordinada ao tema: “PSD/Anadia avalia um ano de oposição autárquica”, Henrique Fidalgo começou por lembrar que as últimas eleições autárquicas atribuíram ao PSD/Anadia a função de liderar a oposição “num projeto válido de igual sensibilidade, valor e respeito democrático”. Uma oposição que se tem pautado por “uma ambiência de construção e alerta, para que o superior interesse dos munícipes esteja sempre salvaguardado.”
Ciente de que a conjuntura nacional, protagonizadas por um programa de ajustamento financeiro, retiraram alguma visibilidade ao programa eleitoral do PSD/Anadia, não deixa de lamentar que os anadienses tenham optado “por um projeto tradicional, sem grandes mudanças e com os mesmos protagonistas de sempre”.
Henrique Fidalgo defendeu ainda que o PSD é “uma voz ativa nas reuniões de Câmara”, onde já apresentou, desde fevereiro, cerca de 80 propostas ao executivo municipal.
Na ocasião, recordou que as obras da Secundária foram retomadas “porque o PSD/Anadia não deixou de fazer aquilo que devia, exercendo sempre pressão em diversas reuniões que manteve com os órgãos nacionais”, assim como na área da educação fez “chegar as nossas preocupações aos órgãos centrais, mostrando o nosso desagrado” nomeadamente no que toca ao encerramento de algumas escolas básicas. Outra preocupação elencada por este responsável é a manutenção/substituição da rede de abastecimento de água. “Ainda hoje continuam as fugas de água, e a obra está adiada”. Já ao nível do desenvolvimento económico defendeu que o município, precisa desta estratégia: “preocupa-nos ver zonas industriais abandonadas, sobre as quais hoje ainda não é visível nem o seu enquadramento, nem a sua utilidade.”
“Somos uma voz crítica pela construção ativa de uma alternativa política assente num trabalho de oposição sistemática a várias medidas, menos esclarecidas, que o executivo decide colocar em prática”, disse ainda.
Na Assembleia Municipal, Henrique Fidalgo diz que a bancada tem tido uma “postura pró-ativa; muito alinhada com uma estratégia do partido na defesa intransigente dos anadienses”.
Debruçando-se, no final, sobre a vida interna da Concelhia, diz que esta “sempre funcionou bem”, lamentando que uma minoria “tenha resolvido questionar a legitimidade dos órgãos e das pessoas, e assumir posições individuais que na sua maioria não defendem a posição do PSD em Anadia.”
Catarina Cerca
catarina@jb.pt