Assinar
Anadia // Bairrada // Moita  

Anadia: Homenagem a herói militar

O soldado anadiense Manuel Ribeiro, herói militar nas campanhas de Angola em 1902, vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Anadia, em cerimónia que terá lugar no próximo dia 10 de janeiro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal.
Na ocasião, será assinado, entre Carlos Ribeiro, neto do homenageado, e a Câmara Municipal de Anadia, um protocolo que formaliza a doação, ao Município, de espólio de Manuel Ribeiro (1879-1936), que ficará em exposição permanente nas instalações da Biblioteca Municipal. Deste conjunto de bens fazem parte as insígnias do grau de cavaleiro da Ordem de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, com que foi condecorado pela rainha regente D. Maria Pia pelos seus atos de heroísmo durante a campanha militar de 1902 no Bailundo, em Angola. Integrava, então, a Companhia dos Dragões de Moçâmedes que, sob o comando do capitão Joaquim Teixeira Moutinho, teve como missão suster a revolta das populações do Bailundo (atual Huambo), no planalto central angolano. Durante a campanha, destacou-se pela sua ousadia e valentia em arriscadas ações, que contribuíram para o sucesso das operações. No respetivo relatório, o capitão Moutinho destacou os feitos de três dos seus homens, propondo que lhes fosse conferido o grau de cavaleiro Ordem de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, sendo Manuel Ribeiro um desses militares.
Nesta cerimónia de assinatura do Protocolo de Doação do Espólio do Soldado Manuel Ribeiro, será apresentado ao público o espólio doado, ficando a cargo do Coronel Manuel Ferreira da Silva, a explicação do significado histórico da condecoração.
Lembramos que o nome de Manuel Ribeiro foi atribuído, pela Câmara Municipal, a uma rua e a uma praceta em Anadia, aquando da homenagem que a autarquia lhe prestou em 1997, no âmbito da qual se procedeu à trasladação, com honras militares, dos seus restos mortais para o novo cemitério da cidade, e à publicação de um estudo sobre o soldado, da autoria de Carlos Bento.