Assinar


Anadia // Bairrada  

Anadia: Bicicletas públicas já circulam mas com limitações

As bicicletas públicas b-AND já circulam em Anadia. A autarquia anadiense acaba de disponibilizar a página eletrónica do serviço de bicicletas públicas b-AND, destinada à divulgação das respetivas regras de utilização, estações, horários e trajetos cicláveis. O acesso é feito a partir do website do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt).
O projeto b-AND (bicicletas de utilização pública) foi apresentado em setembro de 2014 mas arranca agora em pleno, com a disponibilização desta nova ferramenta.
Embora não seja uma ideia inovadora, já existe em muitas outras cidades e vilas do país, poderá vir a ser bastante útil e interessante sobretudo num concelho e região com grande historial de deslocações em duas rodas. Tudo depende da recetividade e aceitação que venha a ter junto dos anadienses.
O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Anadia visa fomentar o uso deste veículo na realização de deslocações urbanas, reduzindo progressivamente a circulação automóvel nos centros urbanos.
O único senão é que as bicicletas “b-AND” – nesta primeira fase apenas 25 – serão disponibilizadas nas respetivas estações (5) de bicicletas que funcionarão em horários pouco flexíveis, na maioria dos casos de segunda a sexta-feira ou até sábado. No domingo, para já, não há b-AND para ninguém.
O b-AND tem enquadramento no Projeto “AND – Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”, que prevê a criação de um conjunto de infraestruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas, contemplando uma rede de ciclovias que ligará, numa primeira fase, o Velódromo de Sangalhos à sede do concelho, e, numa segunda fase, Anadia à Curia.

Parqueamento. O serviço b-AND consiste na disponibilização de bicicletas públicas a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias de Anadia. Para já são apenas cinco, em Anadia (na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais), na Curia (na Estação da Curia / sede da Rota da Bairrada e no Curia Tecnoparque), e em Sangalhos (no Velódromo Nacional). A sua gestão integrada assenta numa plataforma digital ligada à respetiva página eletrónica.

Ciclovias. O número de ciclovias pode vir a crescer no futuro, contudo, neste momento está disponível, desde 2012, a Ciclovia da Curia, com uma extensão de 2360m. Esta infraestrutura localiza-se no centro urbano da Curia, circundando o parque da estância termal: percorre toda a avenida dos Plátanos e, chegando ao Largo Dr. Luís Navega, prossegue pela Rua das Tílias, pela Rua dos Plátanos, Rua dos Ulmeiros, cursando as Novas Avenidas da Curia para, de novo, se encontrar no Largo Dr. Luís Navega.
Esta ciclovia pode ser usada tanto por peões e ciclistas como por pessoas que se desloquem de patins, trotineta ou skate. A ciclovia encontra-se assinalada com cor vermelha sobre o pavimento betuminoso, com acabamento em slurry seal.
Aquando da apresentação deste projeto, em setembro, era deixado, pela autarquia, a indicação de que a ampliação da rede de ciclovias deverá ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários. Um projeto que, sendo viabilizado, dará, com certeza, uma outra dinâmica e visibilidade às b-AND.

Como requisitar?
Para requisitar gratuitamente uma bicicleta, basta dirigir-se a uma das cinco estações e mostrar um documento de identificação (Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Passaporte, etc), podendo depois entregá-la em qualquer uma das estações, sem obrigatoriedade de a devolver no mesmo sítio onde a levantou. As bicicletas podem circular nas ciclovias do concelho de Anadia, bem como nas vias de trânsito habituais.
Esta rede será inicialmente servida pelas cinco estações de parqueamento de bicicletas públicas b-AND.

Horários limitados
Praça da Juventude – Anadia, de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 19h30;

Sede da Rota da Bairrada – Curia, em horário de Verão, de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h e em horário de Inverno, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h;

Complexo das Piscinas Municipais – Anadia, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h30 às 21h, e ao sábado, das 9h às 13h e das 15h às 19h30;

Centro de Alto Rendimento – Sangalhos, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h;

WRC – Agência de Desenvolvimento Regional – Curia, de segunda-feira a sexta-feira , das 9h às 18h.

 

Catarina Cerca