Assinar
Anadia // Bairrada  

Curia Tecnoparque: Oficinas de Inovação Social vão identificar e mapear recursos

Está a decorrer o período de inscrições para as Oficinas de Inovação Social (OIS), um projeto-piloto promovido pelos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) e em parceria com a Universidade de Aveiro, cujo arranque terá lugar no próximo dia 26 de março.
As oficinas têm como objetivo promover o trabalho entre participantes, e destinam-se à identificação e desenvolvimento de ideias de inovação social relevantes para o contexto socioeconómico da região.
Segundo os promotores, a realização das quatro OIS, dedicadas a outros tantos temas – Saúde & Cuidado, Turismo & Preservação do Ambiente, Agricultura & Gastronomia, e Herança Cultural & Valorização do Património – permitirá identificar e mapear oportunidades e recursos de inovação social com vista à sua divulgação num portefólio online.
As quatro oficinas, que terão uma duração de dois dias cada, serão orientadas por docentes e investigadores da Universidade de Aveiro, e dedicadas à exposição de conceitos, exemplos e oportunidades atuais para o empreendedorismo e inovação social. Decorrerão em quatro municípios da Região de Aveiro e encontram-se agendadas para 26 e 27 de março (Ovar), 31 de março e 1 de abril (Anadia / Curia), 9 e 10 de abril (Sever do Vouga) e ainda 16 e 17 de abril (Ílhavo). A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Quatro oficinas. A oficina dedicada à Saúde & Cuidado, abordará questões relacionadas com a população sénior e o envelhecimento ativo, o diálogo intergeracional na procura de uma cidadania mais ativa por parte dos mais jovens, etc..
Em matéria de Turismo & Preservação do Ambiente, procurar-se-á trabalhar ideias relacionadas com o património natural da região, tentando valorizar e preservar de forma sustentável os recursos naturais.
A ação sobre Agricultura & Gastronomia irá visar a gastronomia e produtos locais, a produção sustentável de alimentos, a preservação de saberes locais como a seca do bacalhau de cura amarela, os ovos moles, a apanha do moliço, etc..
No domínio da Herança Cultural & Valorização do Património, estará em análise a preservação da memória coletiva, de passagem de saberes e ofícios, de histórias, de contos, lendas, cantares, usos e costumes.

Destinatários. O público-alvo é diversificado e contempla a comunidade local detentora de saberes tradicionais ou de lugares especiais, pessoas com vontade de desenvolver e implementar ideias de negócio baseadas na inovação social e que promovam os recursos da Região de Aveiro. Abrange também licenciados e mestres cuja situação profissional esteja descontextualizada das suas habilitações e que sejam detentores de conhecimentos característicos da região. Espera-se que cada oficina produza pelo menos três ideias de negócio orientadas para a inovação social e pretende-se o fomento de dinâmicas intergeracionais e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.