Assinar


Ciclismo // Desporto  

Pelotão nacional em peso na Mealhada

Doze equipas portuguesas, entre as quais todas as profissionais e quatro espanholas no escalão de Elites e Sub-23, num total de 126 ciclistas, vão estar presentes este fim de semana, na segunda edição da Volta à Bairrada em bicicleta. Um evento que ganha mais um dia e é organizado pela Associação de Ciclismo de Aveiro (ACA), Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e Câmara Municipal da Mealhada.
A corrida terá início às 16h de sábado, dia 25 de abril, em frente à Junta de Freguesia da Pampilhosa, com um contrarrelógio individual na distância de 8,4Kms. Já no domingo, será feita a concentração dos corredores às 11h na Av. Emídio Navarro, no Luso, local onde será dada uma partida simbólica, que antecederá a partida real na Quinta do Valongo. A prova vai desenrolar-se por vários municípios da região bairradina (161.5Kms), sendo que a chegada à meta está prevista para as 16h na Avenida 25 de Abril, na Mealhada.

Crescimento. “Espero que esta prova diga muito a todos, espero que corra bem e eu vou estar lá, na Pampilhosa, para ver o contrarrelógio individual”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, na conferência de imprensa, acrescentando que “este ano a prova tem dois dias e espero muitas pessoas a assistir”.
“Não queremos que esta seja apenas uma corrida, queremos também que seja a promoção de um destino”, afirmou Delmino Pereira, presidente da FPC, que “ambiciona realizar uma grande corrida” na região da Bairrada. “Esta região tem tudo para a prática do ciclismo e pode muito bem vir a ser um destino turístico para os praticantes desta modalidade”, defendendo que “é necessário construir destinos de ciclismo”.
Delmino Pereira, sobre a Volta à Bairrada, referiu que o evento “cresceu”. “Vai decorrer em dois dias, o que quer dizer que grande parte do retorno fica na região, porque as equipas vão pernoitar. Estamos muito satisfeitos com este evento e só temos que agradecer toda a ajuda, todo o interesse e a parceria da Associação de Ciclismo de Aveiro e da Câmara Municipal”. O presidente da ACA, Joaquim Cerca, aproveitou também para agradecer todo o apoio da FPC, da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia. “Não é fácil fazer uma prova desta envergadura sem a colaboração de várias pessoas”, reforçou Joaquim Cerca.

Equipas: Louletano Bay Justo Energy; Tema Tavira; W52 Quinta da Lixa; Efapel; LA Antarte; Rádio Popular Boavista; Clube de Ciclismo José Maria Nicolau; Sicasal/Constantinos/UDO; Moreira Congelados FEIRA KTM; Liberty Seguros-Carglass; Maia/Ribeiros Bike Shop; Anicolor; Super FRIZ- Espanha; Clube Ciclista Vigués – Autronic – Espanha; C.C. SPOL – Espanha; Alumínios Cortiço C.C. Padronés – Espanha.