Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

SANGALHOS Solidariedade vale nova viatura para o Apoio Domiciliário da Misericórdia

Integrado no programa de comemorações do 24.º aniversário do Rotary Club (RC) de Oliveira do Bairro, a Misericórdia de Sangalhos esteve em festa no último domingo, ao ser contemplada com uma nova viatura para a valência de Apoio Domiciliário.
Uma generosa oferta do Comendador Almeida Roque (ofereceu 10 mil euros), do RC de Oliveira do Bairro (mil euros) e da Fundação Rotária Portuguesa (2.500 euros). Foram 13.500 euros de donativo a que se juntou o restante montante (4 mil euros) suportado pela instituição.
A viatura virá substituir outra bastante degradada, afeta ao Apoio Domiciliário que, neste momento, serve 30 utentes. Entrará ao serviço dentro de dias, depois de ultimada a sua adaptação para o transporte de cestos de alimentação, roupa suja e roupa lavada, e produtos para higiene e limpeza de habitações.
Na ocasião, António Sucena Rodrigues, presidente do RC de Oliveira do Bairro, mostrava-se bastante satisfeito não só porque a cerimónia representa a implementação do espírito rotário, mas porque é fruto de um dos rostos mais solidários da região – o Comendador Almeida Roque que, mais uma vez, se associou a uma das tantas coisas solidárias que tem patrocinado. António Sucena revelou ainda que também o projeto apresentado à Fundação Rotária Portuguesa teve luz verde, aumentando substancialmente o valor do donativo. “Nunca tínhamos tido o prazer de entregar uma verba tão elevada”, diria, dirigindo palavras de reconhecimento à direção da Misericórdia pelo trabalho da maior qualidade desenvolvido pela instituição e à vista de todos.
Para o provedor Manuel Gamboa, a amizade e carinho são um estímulo para que todos continuem na Misericórdia a missão que lhes foi confiada. Uma tarefa que admitiu não ser nada fácil, mas possível graças ao “trabalho sério, honesto e rigoroso”, mantendo e melhorando o serviço prestado pelas respostas sociais. Sobre o Comendador Almeida Roque (ausente por motivos de saúde) agradeceu “por tudo quanto tem feito por esta casa”, recordando a generosa contribuição dada para a construção da CAT (Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens) entre outras colaborações que tem dado à instituição. Manuel Gamboa agradeceria ainda à Fundação Rotária Portuguesa pela ajuda dada, não só agora na aquisição desta viatura mas também na aquisição de uma outra que ficou afeta ao CAT e que “veio colmatar uma enorme carência”. Os agradecimentos foram extensivos ao Rotary “pelo empenho demonstrado em várias circunstâncias a favor desta casa.”
Paulo Gravato, do Secretariado Regional de Aveiro da União das Misericórdias Portuguesas sublinharia ainda o “extraordinário trabalho” realizado pela Misericórdia de Sangalhos em prol da população, procurando sempre “alargar a instituição por forma a receber com mais dignidade todos os utentes”, enquanto que Teresa Mayer, em nome da Fundação Rotária Portuguesa, destacou que Sangalhos e Oliveira do Bairro poderão sempre contar com os companheiros que fazem parte da Fundação.
Na ocasião, também a edil anadiense Teresa Cardoso reconheceu a grande generosidade do Comendador “pelos muitos donativos que já ofereceu a instituições do concelho”, mas também ao Rotary “por olhar para as necessidades e estar atento ao concelho vizinho”. Sobre a viatura, disse vir dar “uma preciosa ajuda numa valência cada vez mais importante, não só porque estamos perante uma situação de população envelhecida mas porque há cada vez mais gente isolada e carente deste tipo de apoio”.
A terminar a cerimónia, Emanuel Maia sublinhou ser um facto que a viatura vem “agilizar os serviços”, numa valência que “não desenraíza o utente em domicílio”. O presidente da Assembleia-geral da Misericórdia terminaria destacando a “grandeza da alma” do “homem solidário” que é o Comendador Almeida Roque, “que tem feito uma obra de bem inquestionável, de grande dádiva e de amor” para com esta instituição.
Seguiu-se o almoço de aniversário, na Estalagem de Sangalhos.
Catarina Cerca