Assinar
Anadia // Bairrada  

Serenata do “Fado ao Centro” em Anadia

O fado de Coimbra vai ecoar na Praça da Juventude, em Anadia, que recebe na próxima sexta-feira, 22 de maio, pelas 22h, o consagrado grupo “Fado ao Centro”, que dá, assim, continuidade ao programa de animação “Às Sextas na Praça”, promovido pela Câmara Municipal de Anadia.

“Fado ao Centro” é um grupo do Centro Cultural – Casa de Fado de Coimbra / Associação Cultural e Artística do Centro, único local da cidade do Mondego que apresenta fado ao vivo todos os dias do ano. Em 2013, o jornal britânico “The Guardian” distinguiu-o como um dos 15 locais de visita obrigatória em Portugal. Foi também o vencedor do “Prémio Edmundo Bettencourt 2013”, atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra ao melhor disco de Fado de Coimbra 2010 – 2012. Para além dos espetáculos que realiza um pouco por todo o país, este grupo desloca-se com frequência ao estrangeiro, tendo atuado, em 2014, em diversas cidades de Espanha, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Brasil e Áustria.

“Fado ao Centro” sai agora do mítico Quebra-Costas para dedicar esta serenata a Anadia, no âmbito da iniciativa “Às Sextas na Praça”, um projeto de animação cultural ao ar livre, criado pela Câmara Municipal de Anadia com o objetivo de dinamizar o centro da cidade de Anadia, de Maio a Setembro, nas noites de sexta-feira, promovendo, assim, a sociabilização e a cidadania, com a cultura como pano de fundo.

Na noite de 29 de maio, será a vez da atuação da “Big Band”, da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Aveiro, agrupamento multidisciplinar dirigido pelo Prof. João Figueiredo, e constituído por saxofones, trompetes, trombones e secção rítmica: piano, bateria, contrabaixo e guitarra elétrica.