Assinar
Anadia // Bairrada  

Reconhecimento: Anadiense Rogério Oliveira recebe Comenda de Mérito

Poucos minutos depois de saber a boa nova, Rogério Oliveira fez questão de a divulgar aos amigos, entre os quais o Jornal da Bairrada. “Estou muito feliz, não sei quem me propôs, mas certamente são pessoas que me conhecem muito bem”, disse-nos ao telefone do Luxemburgo, mostrando a sua satisfação por receber a Comenda de Ordem de Mérito Civil, atribuída pela Presidência da República portuguesa.
Um ano depois de Mário Sérgio Nuno ter recebido o título de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial Classe do Mérito Agrícola, é de novo um anadiense a ser reconhecido. Rogério Oliveira é fundador e presidente, há 18 anos, da Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (ACHBL).
“É de facto um grande orgulho para mim e certamente para todos os anadienses e bairradinos. É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido. Sinto-me feliz a ajudar os outros”, declarou, aproveitando “para agradecer a todos os que tornaram isto possível, muito especialmente à minha esposa e filhas”.
Rogério de Oliveira faz parte da lista de 33 personalidades das Comunidades Portuguesas e cidadãos estrangeiros que vão ser condecorados pelo Presidente da República. A cerimónia de entrega da Comenda a Rogério de Oliveira realizar-se-á no Luxemburgo, em data a designar, na embaixada de Portugal, com a presença de um governante português, do corpo diplomático, bem como de convidados do agraciado.

Reconhecimento. Ao longo dos anos, o presidente da ACHBL tem sido reconhecido por diversas entidades, particularmente no Luxemburgo. No ano passado, Rogério Oliveira foi distinguido com a Medalha do Mérito da autarquia de Strassen, cidade onde reside. No mesmo ano recebeu um “Prémio Personalidade”, galardão atribuído pela Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL).
Em 2012, a ACHBL recebeu a medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas das mãos do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, por ocasião do 15.° aniversário da associação. Em 2013, a ACHBL foi um dos vencedores dos prémios ING Solidarity Awards, que distingue as instituições que trabalham no campo da solidariedade no Grão-Ducado.
O trabalho da ACHBL no Luxemburgo tem-se distinguido por ajudar instituições de solidariedade em Portugal e no Luxemburgo, bem como pelo apoio a pessoas economicamente carenciadas, ou com necessidades especiais.
Em 2006, a associação organizou, pela primeira vez, uma Ceia de Natal para os sem-abrigo do Luxemburgo, iniciativa que se tem vindo a repetir anualmente.
Agora, aos 69 anos, Rogério Oliveira é reconhecido em Portugal, pela Presidência da República, com a Ordem de Mérito Civil.

Oriana Pataco