Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Escola Profissional celebra S. Martinho com viagem pela Europa

A Escola Profissional de Anadia (VITI) festejou o S. Martinho, que é seu padroeiro, na penúltima quinta-feira, dia 11, com um conjunto de atividades organizadas pelos alunos e professores.
Carla Falcão é uma das docentes responsáveis pela organização do evento, que pretendeu recriar a passagem de S. Martinho pelos vários países do mundo, apesar deste não ter passado por Portugal. “O nosso grande objetivo é ligar a escola à comunidade, abrindo as suas portas”, explicou Carla Falcão, sublinhando que “cada um dos noves países foi recriado com a colocação de uma «barraquinha», onde disponibilizamos pratos típicos, além de todo um conjunto de informação sobre aquele país”.
Por outro lado, a escola lançou uma Barraquinha solidária, que tem como objetivo a angariação de fundos que reverterão a favor das crianças mais carenciadas. “É um projeto que vai estar ativo durante os próximos tempos e que passará por diversas instituições”, explicou Carla Falcão, destacando “a importância da Tuna Liceal que está a completar três anos de existência”.

Solidariedade. O diretor da Escola Profissional de Anadia, Adriano Aires, destaca o envolvimento da escola com a comunidade, afirmando que “é nosso objetivo quebrar o ritmo na aprendizagem, fomentando o convívio, o sentimento de pertença e a solidariedade”. “Pretendemos criar mais motivação para a Escola”, acrescentou o diretor da Escola, destacando todo o trabalho que os alunos tiveram em organizar o evento, o que os obrigou a um grande trabalho de pesquisa sobre cada um dos países por onde S. Martinho passou.
Adriano Aires referiu-se ainda ao lado mais solidário do evento, que pretende “incentivar o culto da solidariedade” e depois a um outro projeto da Escola, que “passa pela desincentivação do tabagismo, abrindo portas a uma cidadania mais ativa”.
Pedro Fontes da Costa
pedro.f.costa@jb.pt