Assinar
Anadia // Bairrada // Mogofores  

Mogofores: Saxofonista Henrique Portovedo visita Salesianos

Os Salesianos de Mogofores convidaram Henrique Portovedo para uma manhã diferente. Tendo em conta a passagem do músico português por este Colégio enquanto estudante há mais de 15 anos, a proposta era falar um pouco da sua carreira aos atuais estudantes.
Na manhã de 28 de outubro, celebrava-se a Festa da Santidade Juvenil nos Salesianos de Mogofores. Logo à chegada, Henrique Portovedo começou a identificar os antigos professores que ainda se encontram na Instituição.
A proposta lançada tinha o propósito de mostrar aos atuais aprendentes deste Colégio Salesiano a carreira e o percurso deste antigo aluno que, à semelhança de outros colegas, enche de orgulho a comunidade salesiana.
Já no pavilhão desportivo do Colégio, Henrique teve a oportunidade de falar da sua experiência naquela instituição de ensino e das boas recordações que ainda guarda dessa travessia. Não deixou de mencionar a sua passagem por outras instituições próximas como o Conservatório de Música de Águeda e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.
Dando continuidade ao seu percurso académico, Henrique Portovedo passou ainda pela ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, Conservatorium van Amsterdam, Trinity College of Music, London, Universidade Católica Portuguesa / McGill University Montreal. O músico realçou o facto de, no seu percurso académico, as escolas católicas serem quase uma constante, pois se o iniciou nos Salesianos de Mogofores, posteriormente veio a passar pela Universidade Católica Portuguesa e pelo Trinity College of Music em Londres onde também se torna evidente essa marca. A este respeito enfatizou o facto das escolas com este cariz assumirem a música, o desporto e outras atividades culturais como partes fundamentais do desenvolvimento humano.
Foi ainda destacada a sua passagem enquanto músico freelancer pela Orquestra Sinfónica Fundação Estúdio [Guimarães Capital da Cultura], pela Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, pela Camerata Nov’Arte, pelo Serviço Educativo da Casa da Música e pela Orquestra Praça da Alegria da RTP Porto. Segundo o músico português, estas experiências foram muito importantes pois, para além da experiência performativa inerente, permitiram-lhe ainda angariar algum dinheiro para que pudesse aprofundar os seus estudos.
Fruto de muito trabalho e dedicação, o músico Henrique Portovedo alcançou prestígio e reconhecimento internacional, sendo hoje em dia endorser das marcas: Selmer – Paris, D’Addario Woodwinds, Silverstein, Omnisonic International, Sontronics e SD Systems.
Houve também a possibilidade de ouvir alguns trechos de participações suas em projetos da Casa da Música e num concerto na RDP Antena 2. Estas demonstrações realizadas em vídeos prenderam a assistência à tela que as projetava e serviram de mote para a apresentação dos vários trabalhos que já gravou em disco a solo e não só.
Também os trabalhos desenvolvidos enquanto investigador foram passados em revista nesta apresentação.
Houve ainda espaço para ouvir ao vivo o seu saxofone. Foram demonstradas algumas das possíveis sonoridades do saxofone em contextos diferenciados.
No final da apresentação, o Diretor dos Salesianos de Mogofores, Pe. Aníbal Afonso, fez questão de agradecer publicamente esta visita que considerou muito proveitosa enquanto exemplo para os atuais estudantes. Disse ainda que estas vivências que o Henrique Portovedo recordou são ainda mais vivas por terem sido passadas num Colégio dotado de um pleno ambiente familiar. Nas palavras do Pe. Aníbal Afonso, “só num ambiente familiar como aquele que os Salesianos de Mogofores proporcionam é possível guardar tantas e tão vivas recordações”.
Henrique Portovedo tem arrecadado vários prémios dos quais se destacam: Prémio da Fundação António Pascoal; 1.º Prémio no International Youth Competition Purmrade, Purmerend (Holanda); Prémio da Fundação Eng. António e Almeida; Trinity Music Awards: The Montague Cleeve Scholarship, The Bratton Scholarship, The Trinity College London Scholarship; Prémio Jovens Criadores 2012, Instituto Português de Artes e Ideias/Secretaria de Estado da Juventude; Prémio Jovens Criadores 2014, Centro Nacional de Cultura; Sound of Shadows DVD Design Award by CANVA.