Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: URB IN reforça mobilidade no concelho

A partir do próximo dia 4 de janeiro, os Transportes Urbanos de Cantanhede entram numa nova fase, com o alargamento da rede existente e a criação de novos percursos para as freguesias. Esta é a maior novidade de um serviço que passa a designar-se URB IN e tem associada uma imagem renovada na identificação dos autocarros e dos locais de paragem em todo o concelho. O projeto foi apresentado no decurso de uma conferência de imprensa que contou com a presença de João Moura, presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, vice-presidente da autarquia, e António do Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da Inova-EM, entidade que tem a seu cargo a gestão do sistema de transportes urbanos desde a sua criação, em 2005.

Circuito. Relativamente ao circuito que existia circunscrito ao perímetro da sede do município, haverão agora três, melhorando assim consideravelmente a rapidez de acesso a áreas chave, com base em três itinerários desde o centro da cidade: o verde, para a zona industrial e o Biocant; o azul, com passagem pela Escola Secundária e pelas grandes superfícies comerciais; e o vermelho, que tem como polos principais a urbanização Vila d’Alba e a Escola Pedro Teixeira. O preço das viagens varia entre os 0,40 euros (bilhetes pré-comprados) e os 0,60 euros (bilhetes vendidos pelo condutor) e o valor dos passes mensais oscila entre os de 8,50 euros (normal), 5 euros (social sénior) e 6 euros (social estudante).
Também identificados a cores estão os cinco eixos da rede das freguesias: o amarelo (Covões, Camarneira e Pocariça), às segundas-feiras, com início às 9h32, em Marvão, no extremo norte do concelho, e passagem pela Malhada; o verde (Bolho, Sepins, Cordinhã e Ourentã), às terças-feiras, a começar na Póvoa do Bispo, às 9h26; o laranja (Outil, Cadima e Cantanhede), às quartas-feiras, a partir de Lagoa Alta, às 9h38; o vermelho (Corticeiro de Cima, Vilamar, Febres e S. Caetano), às quintas-feiras, desde Barracão às 9h39; e o azul (Tocha, Sanguinheira e Cadima), às sextas-feiras, com início na Tocha, às 9h36.
O regresso de Cantanhede será sempre às 12h, em cada um dos cinco circuitos, e o preço dos bilhetes é de 1 ou 1,50 euros, no caso de viagens de uma ou duas zonas respetivamente.

Rentabilização de recursos. A propósito das novidades do URB IN, o presidente da Câmara Municipal, João Moura, enfatiza “a função social extremamente importante que atribuímos a este serviço, sobretudo para alguns setores da população, o que de resto justifica o investimento que o município se propõe fazer” e felicita “a administração da Inova-EM pela iniciativa”, destacando o facto de “a solução encontrada permitir uma otimização e rentabilização de recursos, uma vez que são os autocarros dos circuitos do perímetro urbano de Cantanhede que vão realizar os percursos das freguesias num horário em que está provado que não haver utentes nas linhas em torno da cidade”.
A este respeito, o presidente do conselho de administração da Inova-EM referiu que “dentro de um prazo razoável, será feita uma avaliação do funcionamento do serviço e será a partir dessa avaliação que será ponderada a sua viabilidade. Os estudos que fizemos mostram que há uma parte significativa dos custos que não tem cobertura pelas receitas, mas trata-se de um valor assumido conjuntamente pela Câmara Municipal e pela Inova-EM e, desde que não seja ultrapassado, o sistema continuará a funcionar nos moldes que atualmente está projetado”.
Outra novidade apresentada por António Patrocínio Alves é a que se refere ao “serviço especial de Verão” (agosto) com circuitos entre Cantanhede e as praias do concelho – Praia da Tocha e Praia Fluvial dos Olhos da Fervença.