Assinar
Anadia // Bairrada  

Assembleia República: Deputados do CDS-PP querem que Governo salvaguarde futuro da EVB

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, os deputados do CDS-PP João Almeida e António Carlos Monteiro, eleitos por Aveiro, questionaram a tutela sobre a situação da Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB).
Os deputados centristas querem saber, concretamente, se o ministro tem conhecimento da situação de esvaziamento e deterioração patrimonial da EVB, se conhece a proposta para criação do Centro de Investigação do Espumante, e se tenciona reiterar e concretizar o apoio a este projeto, manifestado pelo anterior Governo.
Recorde-se que, num amplo consenso de várias entidades locais, públicas e privadas, foi proposta no final de julho de 2015 a criação de um Centro de Investigação do Espumante na casa berço da EVB, o que permitiria, assim, salvaguardar a continuação da EVB e a manutenção do seu património. Esta proposta teve aceitação por parte do anterior Governo, mas já não houve tempo útil para que pudesse ter sido concretizado qualquer apoio ao projeto.
Além da posição do atual ministro em relação à proposta de criação de um Centro de Investigação do Espumante, os deputados do CDS-PP querem também saber que medidas adicionais pretende o MAFDR tomar no sentido de salvaguardar a EVB, as suas atividades, a sua história e o seu vasto e rico património.
Na pergunta, os deputados de Aveiro são acompanhados por Abel Batista, Patrícia Fonseca, Hélder Amaral e Assunção Cristas, todos membros da Comissão de Agricultura e Mar.
A Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB) foi fundada a 30 de junho de 1887 por decreto real, com a denominação de Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, sendo a primeira de uma série que então se ergueram pelo País. Foi nas suas instalações que, em 1890, surgiu o primeiro espumante natural na Bairrada.
Tutelada pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, a EVB está ligada à Estação de Avisos da Bairrada, criada em 1970, à Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, criada em 1991, e ainda ao Museu do Vinho da Bairrada, inaugurado em 2003 e tutelado pela Câmara Municipal de Anadia.
Atualmente, a EVB continua a desenvolver trabalhos de investigação e experimentação em Enologia, com vista ao melhoramento dos meios de produção, mas de acordo com notícias recentes veiculadas na comunicação social local, tem vindo a verificar-se um esvaziamento nas suas funções e recursos, e a deterioração do património.
No entanto, tal como frisam os deputados do CDS-PP, a existência de uma estrutura centenária e especializada de experimentação vitivinícola, com elevadas tradições na formação contínua e na informação vitivinícola especializada, e com elevada credibilidade no setor empresarial, regional e nacional, é fundamental para a região.