Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Concelho apurou finalistas para o concurso intermunicipal de leitura

Decorreu, na noite de 29 de abril, no Cineteatro Anadia, a fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que apurou os quatro alunos que irão representar Anadia na grande final do certame.
Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), visa fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Secundário, das redes pública e privada dos 11 concelhos da Comunidade. Em Anadia, o CIL conta com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo sido apurados, na primeira fase, os 24 finalistas que disputaram agora esta fase municipal. Neste segundo momento do concurso, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “As aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi (1º CEB), “Os Piratas”, Manuel António Pina (2.º CEB), “O Diário de Anne Frank” (3.º CEB) e “Siddartha”, de Hermann Hesse (Secundário).
Para representar Anadia na final do Concurso Intermunicipal de Leitura, o júri escolheu, no 1.º CEB, João Fontes, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção (CNSA), e, como suplente, Gabriela Silva, do Centro Escolar de Arcos (AEA – Agrupamento de Escolas de Anadia); no 2.º CEB, a vencedora foi Maria Cara D’Anjo, do CNSA, sendo César Andrade, da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA-AEA), o suplente; Bárbara Gorgulho, do CNSA, representará o 3.º CEB, tendo, como suplente, Pedro Fernandes, da EBSA-AEA; e, por fim, no Ensino Secundário, será Ana Santos, do CNSA, a representante de Anadia, enquanto Margarida Pereira (EBSA AEA), será a suplente.
Neste evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, participaram ainda alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção e dos Salesianos de Mogofores, que brindaram a plateia com diversos momentos de música, de canto e de dança, bem como o Grupo de Teatro do Projeto SER + em Anadia, com a representação da peça “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, uma adaptação da obra de António Torrado.
Estimular, nos jovens, o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, durante o seu percurso escolar, é o lema desta iniciativa e um compromisso social ao qual a Câmara Municipal de Anadia se vinculou, e cuja expressão mais visível é a Rede de Bibliotecas de Anadia. O Município de Anadia pretende que os seus jovens recebam a melhor formação possível, ciente de que só assim se pode almejar contribuir para a construção de uma cidadania mais participada e consciente. Para Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal, “este concurso é uma, de entre muitas ações promovidas pelo Município de Anadia, que tem como objetivo proporcionar aos nossos alunos oportunidades para desenvolverem um conjunto de competências sociais, emocionais e intelectuais, e para demonstrarem e aperfeiçoarem os seus múltiplos talentos”. A autarca aproveitou a ocasião para agradecer a toda a comunidade educativa “o empenho e o carinho com que têm abraçado os desafios lançados pela autarquia, fazendo votos para que esta estreita colaboração possa continuar, em prol do benefício das nossas crianças e jovens.”
A final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que juntará os representantes dos 11 municípios da CIRA, está agendada para o próximo dia 28 de maio, pelas 10h, no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga.