Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia recebeu o Portugal Wine Trophy

A cidade de Anadia recebeu, entre os dias 5 e 8 de maio, o “Portugal Wine Trophy 2016”, um dos mais importantes e destacados concursos mundiais de vinhos, que este ano visitou a Região Demarcada da Bairrada.
Pelo segundo ano consecutivo, Portugal foi escolhido para acolher uma das etapas europeias do evento promovido pelos germânicos da Deutsche Wein Marketing, que, para além de duas provas de vinhos anuais em Berlim, organizam em outubro o “Asia Wine Trophy”, na cidade de Daejeon, Coreia do Sul.
O “Portugal Wine Trophy” decorreu nas instalações do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, com a presença de cerca de 60 provadores, em representação de 13 países, os quais avaliaram mais de 1.700 vinhos provenientes de todo o mundo.
A Câmara Municipal de Anadia, coorganizadora do evento, conseguiu este ano contrapartidas para a participação totalmente gratuita dos 117 produtores registados na Comissão Vitivinícola da Bairrada, como forma de incentivo e de promoção do setor vitivinícola da região.
Todos os produtores-engarrafadores e caves da Bairrada puderam, assim, inscrever neste prestigiado concurso cinco vinhos diferentes (com registo gratuito), tendo ainda a possibilidade de estar da mesma forma representados sem quaisquer custos adicionais no “Asia Wine Trophy” que decorrerá ainda este ano, na Coreia do Sul.
Os alemães da Deutsche Wein Marketing, a organização portuguesa e todos os jurados, fizeram um balanço extremamente positivo do concurso, de tal forma, que a próxima edição de 2017, já está garantida novamente para decorrer na cidade de Anadia.
De referir que a comitiva nacional e internacional do Portugal Wine Trophy, durante os quatro dias do evento visitou diversas caves e adegas, num “tour social e turístico” muito diversificado, largamente apreciado e elogiado.
Na sede da Associação Rota da Bairrada, na Quinta das Bageiras, na Adega do Luís Pato, na Quinta do Encontro, na Adega Campolargo, nas Caves do Solar de São Domingos, nas Caves Aliança/Underground Museum, nas Caves São João e na Quinta dos Abibes, tiveram oportunidade de estabelecer contactos directos com a produção vitivinícola da Bairrada, tendo ali degustado, os magníficos néctares desta Região Demarcada, bem como apreciado a tradicional gastronomia bairradina.
Em comunicado, a organização portuguesa diz que “esta foi, sem dúvida, uma destacável e importante iniciativa do Município de Anadia, num precioso contributo para a expansão e promoção internacional da marca Bairrada e de muitos outros recursos endógenos de todo o território”.
Os resultados do concurso serão divulgados no próximo mês de junho.