Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: VITI vence “em casa” final dos XVIII Jogos da Matemática

A VITI – Escola Profissional de Anadia recebeu e venceu na passada quarta-feira, dia 11, a 18.ª edição dos Jogos da Matemática das Escolas Profissionais. Em segundo lugar ficou a Escola Profissional de Aveiro e em 3.º, a Escola Profissional Amar Terra Verde.
A sessão de abertura teve como palco o Cineteatro Anadia e contou com a presença dos diretores dos restantes estabelecimentos de ensino do concelho (Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Salesiano de Mogofores e Colégio de Nossa Senhora da Assunção), para além da edil anadiense, Teresa Cardoso que, na ocasião, se mostrou muito satisfeita por ter na primeira fila, “todos os representantes dos nossos estabelecimentos de ensino”.

“Cada um constrói o seu projeto educativo”. Ao vasto auditório, a edil anadiense não deixou de sublinhar que em Anadia, o caminho na Educação tem sido feito “em comunhão, em partilha e sobretudo criando um clima de muita união”, porque, afinal, é seu entendimento haver “espaço para todos”.
Sobre a polémica das últimas semanas à volta do financiamento de novas turmas em escolas com contratos de associação e o Ministério da Educação, diria que “cada um constrói o seu projeto educativo, que cabe aos pais e aos alunos escolher”, reforçando que, em Anadia, “todos partilhamos vontades comuns a favor da Educação e a trabalhar para os nossos alunos”.
A terminar, Teresa Cardoso desejou que todos os alunos presentes aproveitassem a iniciativa, “da melhor forma, num franco convívio, amizade e espírito de partilha”, sem, contudo, deixar um pensamento final: “sendo a matemática uma ciência exata, a verdade é que, hoje, os números vão falhando e muito por aí. Enfim, vão-se questionando muitos números e soluções e a matemática parece ter deixado de ser tão exata quanto gostaríamos que fosse”, concluiu.

“Tempos de dúvidas e interrogações.” Num auditório repleto de alunos e docentes, Adriano Aires, diretor da VITI, diria serem estes jogos da Matemática claramente “um concurso, mas fundamentalmente um encontro de escolas profissionais, de agentes que procuram o mesmo fim, que é o bem-estar e o sucesso dos jovens”. Uma competição que considerou “saudável, desde que honesta e leal e, porque obriga a estabelecer metas e a superarmo-nos a nós próprios.”
Na ocasião, lamentou a ausência de mais escolas profissionais, “devido a dificuldades financeiras que atravessam”. Por isso, lembrou que “os tempos são de alguma dúvida e interrogação sobre o ruído que está a ser feito a propósito de uma estratégia e política que não sei definir.”
Não querendo deixar de marcar posição como diretor de uma escola, diria que “o que me une às outras escolas do município e a todas as escolas nacionais é a vontade de construir um cidadão para o mundo, é nessa posição que me assumo, independentemente das ideologias e das políticas.”
Defendeu ainda que “devemos dar as mãos e caminhar em frente, independentemente das políticas ou dos políticos”, reforçando a satisfação por ter nesta sessão de abertura do concurso a presença de Jorge Humberto Pereira, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, Dário Tavares, diretor do Colégio Salesiano de Mogofores e da Irmã Idalina Faneca, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção: “de facto, estamos unidos nesta vontade de ensinar.”

Desmistificar a matemática. Sobre esta competição, podemos avançar que esta é a primeira vez que a VITI é anfitriã desta iniciativa.
Um concurso de âmbito nacional, que acolheu 120 alunos e professores de 20 escolas profissionais. Até chegar à final, as escolas concorrentes estiveram sujeitas a duas sessões de apuramento (janeiro e março), sendo agora esta final uma prova com estrutura parecida a um teste mas abordando conteúdos de matemática de uma forma mais lúdica, situações relacionadas com jogos e desafios de matemática.
À final, cada escola concorreu com uma equipa que integra seis alunos (do 10.º ao 12.º anos).
A JB, as docentes de matemática responsáveis da VITI, Sandra Caçador e Joana Santos, dizem que “a matemática já não é vista como uma disciplina tão temida” e que vai sendo “desmistificada”.
De destacar que a realização das provas teve lugar na VITI, tendo ainda os docentes realizado uma visita ao Aliança Underground Museum da Aliança Vinhos de Portugal, assim como, da parte da tarde, e antes da cerimónia da entrega dos prémios, teve lugar uma palestra com Vera Afreixo, do departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, subordinada ao tema “Algumas estatísticas curiosas”.
Catarina Cerca
catarina.i.cerca@jb.pt