Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Noite de Jazz na Praça da Juventude

Bonsai Jazz

Essence Trio”, do Jazz ao Centro Clube, e “Jürgen Bonsai Jazz” são os senhores que se seguem na edição 2016 de “Às Sextas na Praça”, com atuação agendada para a noite da próxima sexta-feira, 1 de julho, em Anadia, pelas 22h.

Jürgen Wischert leva ao palco da Praça da Juventude o seu projeto “Bonsai Jazz”, sob a forma de um concerto de música instrumental de guitarra. Com uma carreira de mais de 30 anos, este germânico radicado entre nós é uma “referência de qualidade, bom gosto e de muito profissionalismo”, que já passou “por alguns dos melhores palcos e concertos, da Europa e do nosso país“.

A noite fica completa com a atuação do “Essence Trio”, que tem Jenyfer dos Santos na voz, Diogo Vidal na guitarra e Miguel Calhaz no contrabaixo, músico que, de resto, atuou na edição 2015 do “Às Sextas na Praça”. “Bossa nova, funk, cancioneiro norte-americano… São muitas as abordagens tornadas unas pelo “Essence Trio”. O elemento que agrega todas estas linguagens é o Jazz”. A sua presença em Anadia acontece no âmbito do trabalho da associação cultural Jazz ao Centro Clube, que se dedica à “promoção da cultura musical”, sendo responsável por projetos como os “Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra”, a Jazz.pt, publicação dedicada ao jazz, o “Portugal Jazz – Festival Itinerante de Jazz”, e a editora JACC Records, entre outros.

O jazz regressa, pois, ao “Às Sextas na Praça”, projeto de dinamização e divulgação cultural organizado pela Câmara Municipal de Anadia, que decorre ao ar livre, na sede do concelho, nas noites de sexta-feira. Criado com o objetivo de animar o centro da cidade, “Às Sextas na Praça” tem procurado incentivar a sociabilização e a confraternização, ao mesmo tempo que oferece espetáculos representativos dos mais diversos géneros artísticos. A edição deste ano teve início a 20 de maio, com uma noite de fados pelos “Laços a Coimbra” e Sara Helena, e prosseguiu com concertos pelos grupos “InCantus”, “Ecos d’Adega” e “Hard Cover Band”. Interrompido por ocasião de “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, o projeto “Às Sextas na Praça” é agora retomado com jazz, seguindo-se, a 8 de julho, a atuação do grupo de teatro “O Baluarte” e de alguns finalistas do concurso “Anadia’s Junior Talents”.