Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Hospital da Misericórdia de Sangalhos: Brinquedos doentes foram ao hospital

Para celebrar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), o Hospital da Misericórdia de Sangalhos preparou uma atividade dirigida a todas as crianças da freguesia, com idades compreendidas entre os 2 e 7 anos.
A iniciativa consistiu em receber as crianças com os seus brinquedos doentes, para que estes recebessem cuidados dos enfermeiros com o auxílio das próprias crianças.
De acordo com as enfermeiras, Ana Gonzalez e Soraia Rodrigues, “os brinquedos são utilizados para aliviar a ansiedade das crianças em situações atípicas para a sua idade, podendo ser úteis sempre que elas têm dificuldade em compreender ou lidar com novas experiências”.
Por isso, conhecendo a sua importância para as crianças em geral, “surgiu a ideia de os utilizar na explicação e preparação das crianças para procedimentos terapêuticos futuros, ajudando-as a compreender e a lidar com novas experiências”.
As enfermeiras Ana Gonzalez e Soraia Rodrigues destacaram ainda que “o principal objetivo consistiu em quebrar o «medo das batas brancas» que tantas crianças manifestam quando, em contexto de doença necessitam de receber cuidados dos profissionais de saúde em ambiente hospitalar”.
Com esta atividade, o Hospital da Misericórdia de Sangalhos pretendeu também promover a proximidade entres as crianças e os profissionais de saúde, para que esta se traduza em ganhos de saúde no futuro.
Neste dia de maior azáfama no Hospital, as principais queixas trazidas foram febre, dores de barriga, pernas e braços partidos, bem como alguns casos de varicela.
De acordo com as crianças “a febre era tão alta que até rebentou com o termómetro”…
Depois de várias avaliações, exames de diagnóstico e algumas “picas”, os brinquedos saíram bem-dispostos, e as crianças com sorrisos estampados na face.
Foi um dia diferente para as crianças e para os profissionais de saúde deste hospital que foram presenteados com a alegria contagiante dos mais pequenos.
Ana Gonzalez e Soraia Rodrigues não deixam de agradecer a todas as crianças, pais e instituições que tornaram esta atividade possível.