Assinar
Anadia // Bairrada  

Jovens de Anadia aprenderam e conviveram na “Semana Top”

A Câmara Municipal de Anadia realizou, entre 4 e 8 de julho últimos, a “Semana TOP – Anadia 2016”, uma atividade de ocupação dos tempos livres dirigida a jovens dos 16 aos 20 anos de idade, residentes no concelho de Anadia.
Com recurso à realização de workshops nas áreas da moda, do desporto, da fotografia, da saúde e das artes de palco, a “Semana TOP – Anadia 2016” propôs-se diversificar as atividades dos jovens durante o período de férias escolares, permitindo, ao mesmo tempo, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências em áreas ligadas aos seus interesses.
No primeiro dia do projeto, e antes do início do workshop, os participantes foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Belém Cardoso, no Salão Nobre dos Paços do Município de Anadia, numa sessão de boas-vindas. Já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, e sob a orientação da comandante Ana Matias, foram abordados, em conversa informal, assuntos relacionados com a ação dos soldados da paz no âmbito da saúde, com partilha de experiências e de conselhos. Foi ainda possível ficar a conhecer o equipamento de uma ambulância e diversas práticas de suporte básico de vida.
No dia 5 de julho, terça-feira, os jovens deslocaram-se até à Biblioteca Municipal de Anadia a bordo do comboio urbano “Tschu-Tschu Anadia”. Aí, a moda foi o tema, e a inspiração o desafio, e Pedro Silva, designer de têxtil anadiense, incitou os participantes a criar, a reutilizar e a arriscar.
O terceiro workshop, realizado nas instalações das Piscinas Municipais de Anadia, converteu-se numa aula motivacional preparada por técnicos da Câmara Municipal de Anadia, que orientou os presentes para a prática desportiva e para os hábitos de vida saudável.
Na quinta-feira, 7 de julho, foi no Cineteatro Anadia que Albano Jorge, responsável pelo grupo de teatro “O Baluarte”, dedicou a tarde às artes de palco, proporcionando ainda a dramatização de um sketch com os jovens.
A “Semana TOP” terminou no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, que se viu transformado num estúdio para o trabalho de Miguel Rolo, fotógrafo premiado internacionalmente. Com dicas, exemplos e casos práticos, os participantes aprenderam a melhorar as suas performances no domínio da fotografia, em contexto indoor e outdoor, tirando partido de tudo o que os espaços podem oferecer para melhorar uma imagem.