Assinar
Anadia // Bairrada  

Famalicão: Nova alameda poderá receber o nome da professora Fernanda Mesquita

A nova alameda, que está em fase de conclusão em Famalicão, de acesso ao Colégio, poderá vir a ser batizada com o nome da Professora Fernanda Cândida Mesquita.
A proposta foi apresentada na última reunião pública do executivo, realizada no passado dia 28, por um grupo de 12 ex-alunas e professoras do Colégio de Nossa Senhora da Assunção.
A docente, falecida em agosto de 1999, com 78 anos, segundo Lucinda Neves, que fez a leitura da petição: “viveu sempre para o Colégio e para as alunas, numa dádiva rara” e que a localidade de Famalicão “a recordará com gratidão” por tudo o que fez e ensinou. Dizem ainda existir “uma dívida de gratidão para com aquela tão grande senhora e amiga”.
O executivo, liderado por Teresa Cardoso registou, com atenção, a petição, tendo a autarca referido que a proposta ficará registada em ata e que será avaliada em próxima reunião de executivo. Por outro lado, deixou a nota de que iria dar a conhecer esta vontade expressa na petição à União de Freguesias Arcos/Mogofores por forma a que esta se possa também pronunciar.
Recorde-se que a docente, natural de Chaves, deu aulas no Colégio de Famalicão durante mais de 40 anos, sendo uma das docentes mais reputadas de então. Por ela passaram muitas centenas de alunas, tanto nas aulas como em explicações. Sabia, como poucos, motivar as alunas para a aprendizagem da matemática e aos mais carenciados que necessitassem de explicações não cobrava um cêntimo que fosse, como revelou António Branco, proprietário da habitação onde a docente sempre viveu.
Sobre este ponto, o vereador José Manuel Ribeiro (PSD) lamentou o atraso na conclusão desta empreitada (que deveria ter ficado concluída no primeiro trimestre de 2016) e o perigo que representa para alunos e pais, a sinalização provisória ali mal colocada.
Catarina Cerca