A Universidade de Aveiro, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e mais 14 parceiros, incluindo 5 cidades europeias, encontra-se a desenvolver o projeto ClairCity, financiado pelo programa Horizonte 2020.

O projeto ClairCity tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do ar e redução da pegada de carbono nas cidades europeias, assumindo que os cidadãos têm um papel fundamental. Seja, na emissão de poluentes atmosféricos com o seu comportamento e as suas escolhas do dia-a-dia. Seja como um ator primordial na solução dos problemas da poluição.

De acordo com a informação enviada pela Universidade de Coimbra, a enorme importância desta questão é muitas vezes descurada no processo de tomada de decisão. “O projeto ClairCity ambiciona mudar este paradigma, dando voz e capacidade de intervenção aos cidadãos na temática da qualidade do ar”, assegura aquela entidade.

Entretanto, está a decorrer um inquérito até 15 de dezembro, que permite recolher a opinião dos cidadãos sobre a sua cidade ou região e como gostariam de vê-la no futuro. Esta é uma excelente oportunidade para a população ser ouvida no processo de governação da sua cidade.

Este questionário encontra-se disponível no website do projeto ClairCity (www.claircity.eu) ou mais especificamente em http://bit.ly/2zi7XXl

Paralelamente, o projeto ClairCity recorre a diversas atividades para descobrir as expectativas e as aspirações dos habitantes relativamente ao futuro das suas cidades, tais como: um questionário, um jogo, uma aplicação para smartphones, competições com jovens e seniores, workshops e eventos.