Como habitualmente, a Expofacic de 2018 terá uma noite inteiramente dedicada ao fado, confirmando-se o regresso de uma voz que tem sido sinónimo de casa cheia no evento. Foi assim em 2016 e é isso que se perspetiva mais uma vez este ano quando Ana Moura subir ao palco principal do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus no dia 1 de agosto, quarta-feira. A fadista que vai ser uma das convidadas especiais do Festival da Eurovisão da Canção volta a Cantanhede com um espetáculo recheado dos grandes êxitos incluídos no seu recente “Best Off”, edição discográfica que os especialistas consideram a síntese perfeita da fulgurante carreira que tem protagonizado a nível nacional e internacional.

Também imperdível na noite de 1 de agosto na Expofacic é o espetáculo de Eduardo Madeira e Manuel Marques, que sobem ao palco principal antes do concerto de Ana Moura para uma atuação que se antevê hilariante. Os dois conhecidos humoristas prometem uma noite recheada de grandes momentos de “stand up comedy” em que vão mostrar toda a gama de recursos com que têm conquistado o público em alguns dos mais populares programas de comédia na televisão.

Já confirmados no cartaz da Expofacic estão ainda Miguel Araújo e Os Azeitonas, que vão estar no palco a 3 de agosto em dois concertos separados, mas em que se perspetivam algumas surpresas da parte de músicos que atuaram juntos durante alguns anos. Miguel Araújo regressa para uma atuação em que deverá alternar o tom mais intimista de algumas das suas brilhantes canções com temas que são uma verdadeira celebração da música através de uma intensidade melódica que faz sobressair a intensidade poética das composições. Num registo próximo será o concerto dos Azeitonas, a popular banda do Porto que se tem dedicado a preservar o estatuto de “um dos maiores fenómenos de culto em Portugal”, em função dos seus sucessos já considerados intemporais. O reencontro entre Miguel Araújo e a banda, esse afigura-se inevitável para uma revisitação à sonoridade inconfundível de um dos maiores fenómenos de popularidade da música portuguesa dos últimos anos.