Assinar
Anadia

Concelho de Anadia tem 775 idosos à espera de vaga em valência de Lar

O concelho de Anadia tem 775 idosos em lista de espera para a valência de lar.
Este número foi avançado na última quinta-feira, dia 8 de março, no auditório do Museu do Vinho Bairrada,  onde decorreu o primeiro plenário de 2018 do Conselho Local de Ação Social de Anadia.
Dora Gomes, coordenadora da Rede Social de Anadia, fazia uma breve síntese de dados da área social, mais concretamente sobre a lista de espera das respostas sociais, dando a conhecer aos parceiros que os números agora revelados resultam de um levantamento exaustivo realizado pelas técnicas da Rede Social de Anadia junto de todas as IPSS do concelho.
Um trabalho atual, realizado no passado mês de  janeiro e que revela ao nível de listas de espera existirem 22 pessoas com incapacidades para lar residencial e outras tantas em espera para poderem frequentar um centro de atividades ocupacionais.
Mas os dados mais preocupantes, até porque o concelho de Anadia é um dos mais envelhecidos, mostra que existem, neste momento, 775 idosos em lista de espera para uma vaga em lar.
Dora Gomes deu ainda nota de que estão oito idosos à espera de vaga em valência de Centro de Dia e 25 em SAD (Serviço de Apoio Domiciliário).
O levantamento realizado pela Rede Social de Anadia permitiu, pela primeira vez, ter uma ideia clara dos casos de demência (em IPSS). Em janeiro eram 109 homens e 212 mulheres nestas condições, o que totaliza 321 clientes com demência nas respostas sociais de terceira idade.
 Acrescente-se que o concelho de Anadia, no ano de 2016, segundo dados mais recentes do INE, é o concelho com maior índice de envelhecimento na região de Aveiro (231,3%) quando na região centro esse número desce para 152,6% e em Portugal está nos 148,7%.

Ler mais na edição impressa ou digital