Assinar
Anadia

Arcos: Rutura numa ligação da conduta elevatória causa maus cheiros

Já se encontra reparada e a funcionar, desde a última sexta-feira (dia em que a ligação foi reestabelecida), a conduta elevatória, próxima da Estação Elevatória de Arcos.
A conduta elevatória liga ao emissário, mas sofrera uma rutura. O alerta para os maus cheiros que se faziam sentir na Rua dos Três Arcos e na Rua da Graciosa, junto ao Rio da Serra, foi dado no penúltimo final de semana e os serviços camarários começaram, de imediato, os trabalhos de reparação, revelou a JB, a edil anadiense, Teresa Cardoso.
A rutura acontece num local onde a conduta elevatória faz uma curva de 90 graus, provocando uma fuga de águas residuais para o rio.
A presidente da Câmara de Anadia avançou ainda ter sido necessário realizar um bypass para que os trabalhos de reparação pudessem ser feitos e que incluíram a construção de um maciço em betão, com a colocação de acessórios novos em ferro. “Optámos pelo maciço em betão para proteger aquela curva e pelos acessórios em ferro por causa da vibração que acontecem devido às diferenças de caudais e de temperaturas mas que acabam por danificar borrachas e dar origem a folgas”, explicou, avançando ter sido comunicada esta situação tanto à Agência Portuguesa do Ambiente como ao SEPNA da GNR.

 

Ler mais na edição impressa ou digital