Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Casa sem água canalizada nas imediações do depósito da Serena

Há uma residência no lugar da Serena, em Oliveira do Bairro, que não tem abastecimento público de água, apesar de distar menos de 200 metros do enorme reservatório de água daquela aldeia.
O assunto já tem 15 anos, altura em que Rui Dias Alves construiu a sua moradia na Travessa da Rua de Santo António, obtendo licença de habitabilidade para tal, mas que nunca conseguiu, apesar de várias promessas, ver jorrar água da rede pública nas suas torneiras, quando a poucas dezenas de metros os vizinhos podem usufruir deste serviço.
“Construí a casa em 2003 e deram-me licença de habitabilidade, ou seja, se me deram licença é porque estava tudo conforme”, começou por explicar ao JB o morador, dizendo acreditar que a ligação de água estaria para breve. O que não aconteceu.
Socorrendo-se de um poço que se encontra no terreno, para a agricultura e para águas sanitárias, Rui Alves conta que vai diariamente ao lavadouro do lugar (a cerca de 100 metros) para se abastecer de água para uso alimentar. Esta rotina já tem cerca de 15 anos e o que mudou é que é o morador que faz esta tarefa, quando anteriormente era a esposa, agora impedida por razões de saúde.

Leia a notícia completa na edição de 20 de setembro 2018 do Jornal da Bairrada