Assinar


Oliveira do Bairro

O. do Bairro: Bombeiros com prenda de 25 mil euros para proteção individual

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro fez, na passada quarta-feira, dia 19, a entrega simbólica de cerca de 25 mil euros em equipamento de proteção individual aos Bombeiros locais.
A cerimónia decorreu no quartel e contou com a presença dos representantes da autarquia e da direção da Associação Humanitária, recebidos pelo corpo ativo, formados em parada, para marcar o momento, mesmo ao lado do novo equipamento, mostrado aos convidados.
 
Esta verba da autarquia, inicialmente destinada à comparticipação de uma nova viatura, acabou, em concordância com os bombeiros, por ser destinada à aquisição de equipamento de proteção individual e respiratório, como frisou o comandante Marco Maia, que agradeceu à autarquia, na esperança de que “a Câmara tenha mais gestos destes para com os bombeiros… e por muitos anos”, disse, considerando este equipamento como “substancial para a proteção dos nossos homens”. “Se estivermos melhor equipados, podemos proteger melhor a população”, concluiu.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, Alberto Cardoso, agradeceu à Câmara a entrega daquele equipamento, que “aumenta o ativo da corporação e melhora a intervenção dos bombeiros”, congratulando-se com a presença do presidente de Câmara e seus vereadores naquela cerimónia. “É muito agradável este gesto, pois é a primeira vez que isto acontece em seis anos, nestas mesmas circunstâncias”, o que “é uma prova da aproximação que deve existir – e ser reforçada – entre a autarquia e a Associação Humanitária”.
 
Para além destes 25 mil euros que passaram a ser gastos em equipamento de proteção individual, a Câmara de Oliveira do Bairro vai apoiar financeiramente, na íntegra, a aquisição de uma viatura no valor de 70 mil euros, que deverá estar disponível em meados de janeiro próximo, soube o JB à margem daquela cerimónia.
 
Trata-se de um veículo florestal de combate a incêndios, para o qual a autarquia disponibilizará a verba referida, em duas tranches, assunto que brevemente passará pela aprovação do Executivo.