Assinar


Anadia

Anadia apura finalistas para concurso intermunicipal de leitura

O Cineteatro Anadia acolheu, no dia 22 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que apurou os quatro alunos que irão representar Anadia na grande final que se realiza no dia 4 de maio, em Aveiro.
Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1..º Ciclo do Ensino Básico (CEB) ao Ensino Secundário, das redes pública e privada dos 11 municípios da comunidade.
Em Anadia, contou com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo sido apurados, na primeira fase, os 23 finalistas que disputaram agora esta fase municipal.
Neste segundo momento do CIL, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “O caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís Sepúlvedao (1º CEB), “Ciganos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (2º CEB), “Cidades de papel”, de John Green (3º CEB e QUALIFICA) e “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz (Secundário).
O júri desta segunda fase do CIL foi composto por Elisa Sá Costa, escritora infanto-juvenil da Região de Aveiro, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Nina, e a bibliotecária municipal de Águeda, Helena Marques.
Neste evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, e apresentado por Sílvia Fernandes e Albano Jorge, participaram ainda alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, dos Salesianos de Mogofores e da Escola Profissional de Anadia, que brindaram a plateia com diversos momentos de música, de canto, de dança e de representação. 
 
Ler mais na edição impressa e digital