Assinar
Anadia

Anadia candidata cinco doces às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

“Bairradinos”, “Fanecos”, “Aletria do Mugasa”, “Barriga de Freira” e “Amores da Curia” foram os cinco doces submetidos pelo Município de Anadia ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
Na categoria de “Doces Inovação”, foram apresentados os “Bairradinos”, que têm a forma de uma rolha de espumante e são feitos com espumante Bairrada, amêndoa, ovos e açúcar; e os “Fanecos”, um bolo de massa fofa de noz, recheado com ovos moles, decorado com nozes e polvilhado com açúcar em pó.
Na categoria de “Doce de Colher e Doce à Fatia”, os candidatos são a “Aletria do Mugasa”, confecionada com massa de aletria fina, açúcar, ovos, manteiga de vaca, casca de limão, água e polvilhada com canela; e a “Barriga de Freira”, confecionada manualmente em cima de calor, com açúcar, ovos e manteiga de vaca, num tacho em cobre.
Na categoria de “Doce de Território” encontram-se os “Amores da Curia”, pastéis de massa folhada muito fina recheada de ovos moles e polvilhados com açúcar pilé.
De referir que, a nível nacional foram submetidas 907 candidaturas, sendo os distritos de Aveiro e Coimbra os que mais candidaturas apresentaram, com 63 e 62 respetivamente, logo a seguir a Lisboa, distrito com mais candidaturas, com 69 propostas.
A Gala Finalíssima está agendada para o dia 7 de setembro e será transmitida em direto pela RTP1, onde vão ser eleitos os sete doces como Maravilhas de Portugal, de entre os 14 finalistas apurados, através da votação feita pelos portugueses.