Assinar
Cantanhede

Cantanhede recebe I Encontro de Troca de Sementes e Plantas autóctones

O I Encontro de Troca de Sementes e Plantas de Cantanhede vai acontecer no Largo Conselheiro Ferreira Freire, na tarde do próximo sábado, 8 de junho, das 14h às 18h. 
Organizado Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal, numa parceria com o Agrupamento 382 de Escuteiros de Cantanhede, o certame tem como principal objetivo fomentar o conhecimento e a preservação das variedades locais de sementes e plantas, promovendo a sua troca e garantindo por essa via a sua continuidade.
Outro dos objetivos prende-se com a criação de um viveiro de sementes autóctones, projeto que o Agrupamento de Escuteiro de Cantanhede se propõe implementar a partir da recolha que vai efetuar junto dos participantes no encontro, de modo a manter um acervo do maior número possível de espécies tradicionais do território do concelho.
Paralelamente ao I Encontro de Troca de Sementes e Plantas de Cantanhede realiza-se também no Largo Conselheiro Ferreira um Mercado de Rua, que irá contar com a presença de artesãos e de pequenos agricultores do concelho, proporcionando assim o convívio e a troca de experiências entre pessoas que valorizam as plantas e as sementes locais, contribuindo assim para a sua conservação.
A particularidade deste mercado é que não são permitidas as vendas, apenas a permuta de produtos, e, para quem não tem sementes ou plantas para esse efeito, será possível adquirir um pacote comercial que poderá ser utlizado como moeda de troca.
Por outro lado, os produtos serão embalados em papel de jornal reciclado em vez dos habituais sacos de plástico, de modo a contribuir para um meio ambiente mais saudável e menos poluído.