A Unidade de Saúde Familiar (USF) Flor D’Areosa, em Oiã, foi assaltada na madrugada desta sexta-feira, 13 de setembro. Os assaltantes levaram um cofre com cerca de 500 euros e uma máquina de café.

O assalto terá sido perpetrado por mais do que uma pessoa, uma vez que o cofre em causa era bastante pesado. “Era um cofre chumbado, com cerca de 1,20m altura por 1 metro de largura e teve de ser arrastado – há marcas no chão – pelo que não poderá ter sido levado apenas por uma pessoa”, referiu ao JB a coordenadora da USF, Micaela Oliveira.

O assalto terá sido levado a cabo entre as 20h, hora de encerramento da USF, e as 8h, hora de abertura. “Quando aqui chegámos, deparámo-nos com a parte traseira arrombada, com as três fechaduras danificadas”, adiantou a responsável. Para além da porta de entrada, há estragos na porta do gabinete onde se encontrava o cofre e há outras duas portas que sofreram tentativas de arrombamento, mas sem sucesso. “Eram os gabinetes onde se encontravam cofres com estupefacientes, mas daí não levaram nada.” Os gabinetes médicos estavam intactos. A GNR foi imediatamente chamada ao local.

Desde que Micaela Oliveira é a coordenadora da USF, há dois anos, este foi o primeiro assalto que a unidade sofreu. Contudo, desde a sua abertura, em 1989, este é o 4.º incidente, sendo que em todos eles o objetivo principal foi levar dinheiro.