Assinar
Anadia

Sangalhos: Bernardo Calvo leva gastronomia da região de Coimbra à Grécia

O jovem sangalhense Bernardo Calvo, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que vencera a etapa regional do concurso Young Chef Award, esteve entre 22 e 25 de outubro, na Grécia, a representar a região de Coimbra naquela que foi a final europeia do concurso – o  European Young Chef Award.
A competição envolveu nove jovens ‘chefs’ europeus, tendo Bernardo Calvo sido o Jovem Chef Embaixador da Gastronomia de Coimbra  (Portugal esteve presente com outro jovem a representar a região do Minho).
Para este concurso europeu, promovido pelo International Institute of Gastronomy, Culture, Art and Tourism, o jovem chef levou um prato de bacalhau, não fosse esta uma das matérias-primas que mais gosta de confecionar.
O prato, intitulado  “O Bacalhau, a Galega e o Alho” é, segundo o jovem, “uma recriação de um prato de bacalhau da consoada da zona de Arganil” e valeu-lhe na Grécia o título Jovem Chef Embaixador da Gastronomia Europeia.
A JB o jovem mostrou-se extremamente feliz, considerando a experiência “muito gratificante”, não só “pela troca de experiências mas por ter contactado com jovens chefs de outros países”. Por isso, diz mesmo que “este tipo de participações são portas que se abrem para a minha carreira”, realçando também a sua satisfação e orgulho “por poder dar a conhecer a gastronomia da região de Coimbra”.
Para esta participação na Grécia, Bernardo Calvo destacou-se ainda pela forma como apresentou o seu bacalhau, utilizando uma peça de cerâmica única e exclusiva, um prato que o jovem moldou e vidrou, através de um processo totalmente manual, fruto do workshop realizado na Cerâmica Antiga de Coimbra.

Ler mais na edição impressa ou digital